O olhar walloniano sobre as concepções a respeito das crianças de seis anos: um diálogo com as professoras do 1º ano
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p28-41Palabras clave:
Ensino Fundamental, Criança de Seis Anos, Henri WallonResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar os achados de uma pesquisa de mestrado que investigou qual concepção de criança de seis anos embasa o fazer pedagógico de professores que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental e como tal concepção interfere em suas práticas pedagógicas, bem como apresentar uma proposta de formação para esses professores. Para dar sustentação teórica, foi utilizada a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, que entende o ser humano de forma completa e integrada. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e para a produção de informações foram realizadas entrevistas com professoras regentes do 1º ano do Ensino Fundamental em uma unidade escolar da rede municipal da cidade de São Paulo, com o intuito de identificar no discurso das mesmas o que pensam sobre a criança de seis anos e se implementam situações e /ou propostas de trabalho que considerem as características das crianças nessa faixa etária. Essa pesquisa revelou que embora os professores conheçam as características da criança de seis anos e a importância do brincar para o seu desenvolvimento, não propiciam oportunidades para que essa brincadeira aconteça e entendem o brincar apenas como instrumento de aprendizagem de conteúdos e não como possibilidade de desenvolvimento integral da criança.Descargas
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Publicado
2021-01-22
Cómo citar
Monteiro, S. N. (2021). O olhar walloniano sobre as concepções a respeito das crianças de seis anos: um diálogo com as professoras do 1º ano. Ponto-E-Vírgula, (28), 28–41. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p28-41
Número
Sección
Dossiê Educação, Infâncias e Juventudes: Direitos e Contextos