Homo Poeticus
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p56-66Palabras clave:
Pensamento Complexo, Antropologia, Cinema, Pintura, PoesiaResumen
O artigo pretende analisar as contribuições do Pensamento Complexo, professadas por Edgar Morin, por meio do cinema, da pintura e da poesia -, formas de expressão que reiteram a dinâmica relacional entre natureza e cultura humanas, bem como homenagear Edgar Morin e Edgard de Assis Carvalho.
Descargas
Métricas
Citas
CARLO, G. Medo, reverência, terror. Tradução de: Federico Carotti, Joana Angélica d’Avila Melo, Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
FELIPE. E. O susto do sapiens: ensaios antropoéticos. São Paulo: Ciência do Acidente, 2000.
MORIN, E. O enigma do homem: para uma nova antropologia. Tradução de: Fernando de Castro Ferro. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
MORIN, E. O homem e a morte. Tradução de: Cleone Augusto Rodrigues. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário. Tradução: António-Pedro Vasconcelos. Lisboa: Relógio D’água: 1997.
MORIN, E. Amor, poesia, sabedoria. Tradução de: Edgard de Assis Carvalho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
MORIN, E. Sobre a estética. Tradução de: Edgard de Assis Carvalho, Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Pró-Saber, 2017.
PONTALIS, J.B., MANGO, E. G. Freud com os escritores. Tradução de: André Telles. São Paulo: Três Estrelas, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.