As cibercampanhas no Brasil: uma análise dos Twitters de Dilma, Serra e Marina em 2010

Auteurs-es

  • Natasha Bachini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i12p%25p

Mots-clés :

Sociedade do Espetáculo, Sociedade em Rede, Campanha Eleitoral, Twitter, Ciberpolítica

Résumé

Neste artigo pretende-se analisar o comportamento via Twitter dos três principais candidatos à Presidência da República nas eleições de 2010, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (ex-PV), visando entender a construção de suas imagens por meio dessa ferramenta. O intuito é averiguar o uso da internet nas campanhas eleitorais e na política brasileira de maneira geral. Procurar-se-á compreender esta nova esfera de debate que se consolida e constatar se, de fato, a internet aperfeiçoa as práticas democráticas no sentido de incentivar a participação política ou se opera como o restante do mass media, pela lógica do espetáculo.

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Biographie de l'auteur-e

Natasha Bachini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Departamento de Política.

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Publié-e

2013-08-13

Comment citer

Bachini, N. (2013). As cibercampanhas no Brasil: uma análise dos Twitters de Dilma, Serra e Marina em 2010. Ponto-e-Vírgula, (12). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i12p%p

Numéro

Rubrique

Artigos