Escola-território, desterritorialização e análises educacionais
DOI :
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2016i20p%25pMots-clés :
Escola, Território, Imigrantes, Desterritorialização, Análises educacionais.Résumé
O objetivo deste artigo é questionar a possibilidade de análises educacionais, se estas partirem da falsa ideia de desterritorialização e não multiterritorialidade, conforme proposta de Haesbert (2004). Pretendemos analisar as consequências da ideia de desterritorialização e seus desdobramentos nas análises dos problemas educacionais brasileiros. Partimos da relação escola e território e da definição de espaço e território conforme Lefebvre, Bourdieu e Haesbaert. Procuramos problematizar a definição de território, as diferenças sociais de territórios ocupados por vários grupos, inclusive imigrantes, e suas dimensões para o entendimento da nossa educação. As desigualdades sociais e educacionais no Brasil podem relacionar-se com as características e conformações de um território. Sendo assim, a análise de pertencimento da escola, de seus agentes e de seu entorno a um território podem nos dar as dimensões de heterogeneidade dos territórios. A falsa ideia de desterritorialização, conforme analisa Haesbaert, pode contribuir com a mistificação da existência de espaços e territórios homogêneos. Importa-nos compreender especificamente esses dois conceitos: de espaço e território e seus desdobramentos, tais como a existência de espaços e territórios virtuais. Sobre estes espaços, analisaremos as consequências de se assumir a ideia de que todos os grupos sociais, indistintamente, têm acesso a eles. Estaríamos deixando de lado as relações de classe e a ideia de pertença a um determinado espaço social e território específico, assim como contribuiríamos para o esvaziamento da análise educacional nas dimensões econômicas, políticas e sociais. Nos tempos atuais, a ideia de desterritorialização deve ser equacionada, pois pode nos levar a uma falsa homogeneização espacial e social, o que seria ideológico.Statistiques
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Publié-e
2016-12-24
Comment citer
Rodrigues, L. M. de O. (2016). Escola-território, desterritorialização e análises educacionais. Ponto-e-Vírgula, (20). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2016i20p%p
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© Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais 2016

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