Os imigrantes e as ressignificações identitárias: ambivalência da brasilidade

Autores

  • Eliane Marchetti Silva Azevedo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2016i20p%25p

Palavras-chave:

Imigração, Identidade, Identidade nacional, Brasileiros na Irlanda.

Resumo

Este artigo tem por objetivo conhecer o processo de inserção na sociedade hospedeira de imigrantes brasileiros qualificados que emigraram para a Irlanda, a fim de compreender se houve ressignificação da identidade nacional. Partimos do pressuposto de que os imigrantes transitam por diferentes contextos de poder e, assim sendo, eles procuram, de acordo com Hall (2006,2009), re/construir suas identidades de forma a obter legitimidade nos espaços que ocupam. A pesquisa tem cunho qualitativo e o formato metodológico escolhido é o estudo de caso. Foram entrevistados seis brasileiros residentes na Irlanda. O principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Nossos estudos apontam para o arrefecimento de identificações com a cultura brasileira e, ao mesmo tempo, para o reforço de laços e lealdades culturais inerentes ao país hospedeiro. Consideramos que a busca por uma identificação com os irlandeses tem por objetivo facilitar a inserção na sociedade irlandesa, mas não significa que os imigrantes brasileiros rejeitam suas identidades nacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Marchetti Silva Azevedo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG.

Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Downloads

Publicado

2016-12-24

Como Citar

Azevedo, E. M. S. (2016). Os imigrantes e as ressignificações identitárias: ambivalência da brasilidade. Ponto-e-Vírgula, (20). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2016i20p%p