O ensino híbrido: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas
DOI :
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p59-72Mots-clés :
Ensino Híbrido, Geração Y, Desenvolvimento Docente, CiberculturaRésumé
As universidades têm encontrado um novo perfil de aluno ocupando suas cadeiras, definido como membros da Geração Y. Esta geração é constituída, de acordo com alguns autores, por indivíduos nascidos aproximadamente entre os anos de 1980 e 2000 e possuem perfil mais questionador, com rápido acesso à informação devido aos grandes avanços tecnológicos e relacionamentos pautados no ambiente virtual. Considerando tais fatores, as metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem demonstram-se pouco efetivas para ensinar os membros dessa geração em comparação com os membros de gerações passadas. Este estudo visa entender algumas questões acerca da metodologia de ensino híbrido, conhecida também como blended learning. Tal metodologia é caracterizada pela união entre ensino presencial, por meio de projetos e resolução de problemas, e estudo on-line, alterando a dinâmica professor-aluno, onde o professor assume o papel de mediador do conhecimento, e não o de portador, como é caracterizado no ensino tradicional.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Metrics
Chargements des mesures ...
Téléchargements
Publié-e
2018-02-18
Comment citer
Bertholdo Neto, E. (2018). O ensino híbrido: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas. Ponto-E-Vírgula, (22), 59–72. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p59-72
Numéro
Rubrique
Artigos