O salto alto como símbolo: das dificuldades femininas à subversão feminista

Auteurs-es

  • Martina Viegas ESPM - SP
  • Luara Fukumoto ESPM

Mots-clés :

Imagem feminina, Comunicação e consumo, Poder simbólico dos calçados femininos

Résumé

O artigo investiga as trajetórias das mulheres por meio dos calçados femininos, entendendo-os como ferramentas sociais de pertencimento e poder simbólico. Para tanto, foram analisados os episódios 9 (Temporada 6) de Sex and the City e 5 (Temporada 3) de And Just Like That… a partir da relação da personagem Carrie Bradshaw e o uso de seus calçados de salto alto – aqui compreendidos, também, como símbolos de sua construção e reafirmação identitária e emocional ao decorrer da narrativa. Analisamos os calçados como mediadores das experiências sensíveis de ir e vir dos espaços que as mulheres ocupam ou desejam ocupar, bem como o impacto das escolhas feitas por elas ou das situações às quais são submetidas. Articulamos Bourdieu (2021); Orlandi (2023); Saffioti (2015); Wittig (2022); Flusser (2007); Godart (2011); Sodré (2016), dentre outros autores.

Bibliographies de l'auteur-e

Martina Viegas, ESPM - SP

Professora de cursos de graduação e pós-graduação da FEBASP - Belas Artes, São Paulo-SP. Leciona disciplinas voltadas à pesquisa de moda e tendências; produção e editoração gráfica; animação digital e ilustração (técnicas manuais e digitais); estudos étnicos e de gênero; comunicação. Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo na ESPM-SP, com bolsa Prosup Taxas, pesquisa os corpos gordos femininos na moda de luxo em contextos de comunicação e consumo, sob orientação da Professora Dra. Eliza Bachega Casadei. Integra o Grupo de Pesquisa História, Comunicação e Consumo, liderado por sua orientadora de pesquisa de doutorado. Mestra em Processos e Manifestações Culturais, pela Universidade Feevale. Bolsista PROSUP/CAPES do curso de Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, linha de pesquisa em Linguagens e Processos Comunicacionais, sob a orientação da Professora Dra. Lurdi Blauth, durante o período de 2014/2015. Especialista em Design de Superfície pela Universidade Feevale (2014). Graduada em Design, habilitação em Design Gráfico, pela Universidade Feevale (2011/02)

Luara Fukumoto, ESPM

Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo na ESPM, integrante do Grupo de Pesquisa Conex Lab, onde desenvolve pesquisa sobre as lógicas de opressão das mulheres em cargos de alta gestão. Mediadora Pedagógica para as disciplinas de Graduação de Branding, E-Branding, Escrita Criativa, Gestão e Marketing de Serviços de Beleza, Marketing de Serviços, Marketing Digital, Planejamento de Marketing e Comunicação, Tendências do Mercado Digital na FMU - FIAM/FAAM. Pesquisadora integrante do GT 20 (Comunicación, Género y Diversidad) em ALAIC (coordenadora da mesa Narrativas y Consumos Culturales. Associada ALAIC - Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação. Associada ALAIC. Realizou extensão em Gestão de Projetos Educacionais Online em 2016. Pós-graduada em Gestão de Relacionamento com o Cliente pelo Senac em 2017. Pós-graduada em Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC RS em 2020 e com a Certificação Internacional Bronze de Culinária Tradicional Japonesa. Bolsista integral na pós-graduação Striving in the Managerial World, da HSM em 2021.Com experiência profissional em Marketing desde 2001, tendo iniciado carreira na Mitsubishi Materials Corporation onde participou da equipe que levou a marca ao Top of Mind do segmento após apenas 1 ano de trabalho. Sócia-fundadora da Simbios Negócios, consultoria de Marketing Estratégico e Finanças Corporativas, onde é líder nas áreas de Strategic Branding, Diversidade e Inclusão.

Références

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Téléchargements

Publié-e

2025-12-22

Comment citer

Viegas, M., & Fukumoto, L. (2025). O salto alto como símbolo: das dificuldades femininas à subversão feminista. Ponto-e-Vírgula, 2(38). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/74127