Sociedade e escola: Niklas Luhmann e a abordagem sistêmica

Autores

  • Fernando Barone Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i12p%25p

Palavras-chave:

sociedade, comunicação, metodologia, práticas educacionais, Niklas Luhmann

Resumo

O artigo recorre aos conceitos de diferença entre sistema e meio e o de improbabilidade de comunicação, em Niklas Luhmann, propondo-se a uma leitura interpretativa de alguns relatos de professores portugueses acerca das suas práticas e percepções educativas. Nesta perspectiva, tem por objetivo principal tornar mais acessível a análise sistêmica dos fenômenos e práticas correntes em educação. Compreendendo o indivíduo/aluno, a escola, os media e o grupo de pares como sistemas e contextos uns dos outros, o artigo demonstra como a complexidade destas comunicações é reduzida, ao se tomar por base a identidade relativa dos agentes que observam o fenômeno educativo e o sistema que envolve suas ações e discursos. Sem chegar a conclusões definitivas, o artigo propõe a observação constante dos fluxos comunicativos como forma de o pesquisador e o agente educativo gerarem representações menos simplistas/idealistas do ato de educar e dos seus sentidos relativos.

 

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Publicado

2013-08-13

Como Citar

Barone, F. (2013). Sociedade e escola: Niklas Luhmann e a abordagem sistêmica. Ponto-e-Vírgula, (12). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i12p%p

Edição

Seção

Artigos