Juventudes e desigualdades: um estudo sobre trabalho e escolaridade nas metrópoles brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2015i17p%25pPalavras-chave:
Juventude, Desigualdades Sociais, Mercado de Trabalho, EscolaridadeResumo
Este artigo analisa o acesso à escolaridade e trabalho pela juventude nas metrópoles brasileiras, a partir dos dados da plataforma do Altas de Desenvolvimento Humano no Brasil, realizado em parceria pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fundação João Pinheiro (FJP). Esta abordagem é dividida em dois tópicos: O primeiro analisa os dados referentes às 15 maiores metrópoles brasileiras, em comparação aos indicadores nacionais; e o segundo problematiza a desigualdade socioespacial no interior de Salvador, uma das metrópoles em destaque. Dessa forma, são tratados os dados referentes à educação e trabalho para os jovens dos grandes centros urbanos, evidenciando marcadas disparidades regionais, além de apontar para as distintas possibilidades de ser jovem no interior de uma metrópole, relacionando tais elementos a uma contextualização relativa ao continente latino-americano.Métricas
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Menezes, V. M. O. de. (2016). Juventudes e desigualdades: um estudo sobre trabalho e escolaridade nas metrópoles brasileiras. Ponto-e-Vírgula, (17). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2015i17p%p
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