Convocação - Submissões para Edição Temática Especial

2025-02-28

Chamada para Submissões: Dossiê Temático

 

Revista Psicologia da Educação – PUC-SP

Título: “A Psicologia Escolar no Ensino Superior e na Pós-Graduação: Entre a Práxis da Pluralidade e os Desafios Atuais

A Revista Psicologia da Educação, do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, propõe a realização de um dossiê temático sobre o tema: “A Psicologia Escolar no Ensino Superior e na Pós-Graduação: Entre a Práxis da Pluralidade e os Desafios Atuais” e vem convidar pesquisadores/as, educadores/as e profissionais das áreas da educação e da psicologia escolar/educacional para submeterem artigos. O dossiê tem como foco pesquisas e relatos de experiência profissional que contemplem a psicologia escolar enquanto práxis no campo da educação no ensino superior e na pós- graduação.

A psicologia escolar/educacional historicamente tem se ocupado hegemonicamente de questões relacionadas à educação básica, com certa ênfase na educação especial/inclusiva e nos processos de alfabetização, entre outros. Entretanto, com o avanço teórico-metodológico, a expansão das pesquisas e a ampliação de práticas numa perspectiva crítica, tem se ocupado de outras modalidades da educação, como a educação social, mas também de outros segmentos da educação formal, como o ensino superior, especialmente por sua forte expansão nos últimos anos, seja pela mercantilização, seja pelo incremento de políticas públicas de acesso ao ensino superior, tanto na graduação quanto na pós-graduação stricto-sensu. Apesar da ampliação do foco, e por causa disso, há uma grande demanda por produção de conhecimento nesse campo e, em especial, sua difusão.

 

Em vista disso, esse dossiê tem como principal norte expor e investigar a práxis da Psicologia Escolar/Educacional na graduação e pós-graduação, com ênfase na promoção da pluralidade e na construção de espaços de acesso e permanência na universidade. Não obstante, pretende-se analisar os desafios contemporâneos enfrentados pelo campo da psicologia escolar/educacional como práxis e pesquisa no contexto universitário, considerando as particularidades desta instituição.

O presente Dossiê está vinculado ao Programa de estudos de Pós-graduação em Psicologia Social da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, junto ao Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa “Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos, das Questões Raciais, de Gênero e da Infância” da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas; e, ao Programa de Pós- Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pretende-se publicar artigos originais, desenvolvidos a partir de teses, dissertações e de estudos empíricos que abordem pesquisas empíricas sobre a atuação da psicologia escolar/educacional na universidade; pesquisas teóricas, históricas e/ou metodológicas sobre a psicologia escolar/educacional no ensino superior e na pós- graduação; ensaios teóricos sobre a psicologia escolar/educacional na universidade; relatos de práticas de Psicologia Escolar/educacional na universidade.

 

 

Subtemas sugeridos:

 

• Desafios na atuação do psicólogo escolar em contextos universitários contemporâneos

• Saúde mental e bem-estar dos estudantes universitários: estratégias de intervenção e prevenção

• Violência institucional e suas implicações para a Psicologia Escolar/educacional.

• Políticas educacionais e a atuação do psicólogo escolar na universidade.

• Experiências de atuação interdisciplinar e interprofissional no contexto universitário.

• Epistemologias críticas e práticas de resistência na Psicologia Escolar.

• Os grupos socialmente/historicamente marginalizados/segregados na universidade.

• A análise interseccional no campo da psicologia escolar/educacional na universidade.

 

No Dossiê, serão publicados os artigos que forem aprovados em todas as etapas editoriais. Todos os manuscritos serão submetidos a um processo de revisão por pares, na modalidade duplo-cego. O número de autores em cada artigo não poderá exceder a cinco (5). Cada autor poderá submeter apenas um artigo, não devendo o(s) mesmo(s) autor(es) participar(em) de outros trabalhos submetidos à revista em números imediatamente anteriores e posteriores à publicação do Dossiê.

Prazo para Submissão: de 15/02/2025 a 15/04/2025 SUBMISSÕES

 

O artigo deverá ser enviado para o e-mail da   Profª Dra. Catarina Decome Poker  - catarinadecome@gmail.com  com o assunto – Edição especial : Psicologia Escolar e Universidade. Para que assim, possamos dar continuidade ao processo editorial. 

Condições para submissão

 

Como parte do processo de submissão, os/as autores/as devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

• A contribuição deve ser original e inédita, e não estar submetida a outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

• O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

• URLs para as referências foram informadas quando possível.

• O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

• Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

Diretrizes para Autores

As submissões para a Revista Psicologia da Educação devem ser via Portal de Revistas da PUC.

https://revistas.pucsp.br/psicoeduca

OBS. Antes da submissão do artigo, há necessidade de fazer o cadastramento

 

Fazer o cadastro no site preenchendo todas as etapas indicadas em "Cadastrar".

Depois que o cadastro for efetuado, fazer a submissão clicando na aba “Sobre” e depois “Submissões”.

Para o "acesso", será pedido o "login e a senha" (os quais o autor já possuirá por já ter feito o cadastro, conforme indicação anterior)

Em seguida, depois que acessar, entrará na "Página do Usuário"

Clicar em "Autor" para começar a submeter o trabalho

Clicar em "Clique aqui" em "Iniciar Nova Submissão" OBS: Verificar instruções específicas constantes em:

https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/about/submissions

Na preparação dos originais, os autores deverão seguir as instruções constantes em: https://www.pucsp.br/sites/default/files/arquivo-pscicologia-da-educacao.pdf

O arquivo do manuscrito não deve incluir identificação do(s) autor(es). Além dos originais, deve ser encaminhada um outro arquivo com Identificação Personalizada (conforme Modelo, a seguir).

 

MODELO DE IDENTIFICAÇÃO PERSONALIZADA

Autor 1

Nome:

Instituição:

País:

Resumo da Biografia:

E-mail:

Fone (com acesso a WhatsApp liberado):

(Idem demais autores)

Contato principal para correspondência

 

Título e Resumo

Título:

Resumo:

Devem ser enviados também nos idiomas inglês e espanhol. 

 

Agências de Financiamento

Agência:

 

Outros dados

Declaração (artigo inédito, autoria, concordância, submissão única, submissão à Plataforma Brasil em caso de pesquisas com seres humanos)

 

 

 

Organizadoras do Dossiê:

Profa. Dra. Thalita Catarina Decome Poker - Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE- UNICAMP).

Profa. Dra. Ângela Fátima Soligo - Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP).

Profª Dra. Cecília Pescatore Alves - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Profa. Dra. Mitsuko Aparecida Makino Antunes (editora-chefe) - Programa de Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

Luciana Magalhães (editora convidada) 

Claudia Leite (editora acadêmica) 

 

Em caso de dúvidas: 

Contato: catarinadecome@gmail.com / 19.9.8199.5563