Investigando trabalho e formação docente na creche: contribuições de Vigotski e Bakhtin

Autores

  • Maria Nazaré da Cruz Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba

Palavras-chave:

metodologia de pesquisa, autoconfrontação, professores de educação infantil, Vigotski, Bakhtin

Resumo

Neste texto, discutem-se contribuições da psicologia histórico-cultural de Vigotski e da teoria enunciativodiscursiva de Bakhtin para o estudo da formação e do trabalho de professores, a partir do exame de aspectos metodológicos de uma pesquisa sobre as elaborações que professoras de educação infantil realizam a respeito de suas práticas educativas, ao tomarem sua própria atuação com as crianças como objeto de análise. Focalizando um episódio de interlocução entre professoras, coordenadora pedagógica e pesquisadora sobre uma atividade filmada em um berçário, problematizamos, mais especificamente: o que se vê, quando se toma a própria atuação como objeto de análise; o que e de que posição falam a pesquisadora, as professoras e a coordenadora pedagógica; e, finalmente, as possibilidades de desenvolvimento das práticas educativas provocadas pela análise conjunta de situações de trabalho.

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Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos