ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULATÓRIA NO ENSINO SUPERIOR: ESCRITA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

Autores

  • Verônica Rodriguez Fernandes Universidade Federal de Pelotas
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação

Palavras-chave:

autorregulação, prática de ensino reflexiva, estratégia de aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar se as estratégias de aprendizagem autorregulatórias desenvolvidas emuma prática de ensino reflexiva contribuíram para a formação de alunos autorregulados e possibilitaram apromoção de avanços na aprendizagem de alunos do ensino superior relativas à escrita de um artigo científico.A prática de ensino reflexiva desenvolveu-se durante seis encontros nos quais buscou-se perceber a tomadade consciência, o controle e a gestão do aluno em seu processo de aprendizagem. Iniciou-se a pesquisa coma aplicação do questionário CEA (Conhecimento de Estratégias Autorregulatórias), seguido das “Oficinas dedesenvolvimento de estratégias autorregulatórias da aprendizagem” as quais tiveram como objetivo principal,para os sujeitos pesquisados, aprender estratégias para a escrita de artigos científicos e, para a pesquisadora,analisar se as estratégias utilizadas nessa prática reflexiva promoveriam a autorregulação para a escrita de artigoscientíficos. Ao final dos encontros, após seis meses da intervenção, aplicou-se novamente o questionário CEAem uma entrevista semiestruturada. Da análise dos dados, emergiram duas categorias: 1) Estratégias Cognitivase Metacognitivas; 2) Estratégias Motivacionais; que articuladas entre si contribuem significativamente paraa formação de um aluno autorregulado. Conclui-se que os dados reforçam a importância do conhecimentode estratégias autorregulatórias nos processos de aprendizagem, a fim de que o aluno universitário seja capazde atingir seus objetivos diante das tarefas, promovendo uma consciência reflexiva

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Publicado

2015-07-01

Edição

Seção

Artigos