NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE PSICOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ENTRE MEMÓRIAS E REFLEXÕES

Autores

  • Lineu Norio Kohatsu Instituto de Psicologia da USP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

Palavras-chave:

Psicologia, licenciatura, ensino médio

Resumo

A pesquisa teve por objetivo principal conhecer quem são os professores efetivos de Psicologia da rede públicade ensino do estado de São Paulo e compreender como se deram a trajetória profissional e a constituição desuas concepções e práticas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com onzeprofessoras de Psicologia efetivas e concursadas da rede pública do estado de São Paulo da Capital, RegiãoMetropolitana e interior. A apresentação material das entrevistas foi organizada em três momentos: a ‘Alvorada’(sobre a formação inicial na licenciatura e o ingresso na docência), O ‘Caminho’ (sobre a trajetória vivida nadocência, as mudanças nas concepções e nas práticas, as melhores experiências, as dificuldades encontradas)e, por fim, o ‘Ocaso’ (a etapa final e a aposentadoria). A observação e análise do material das entrevistaspossibilitaram a visualização de muitos aspectos comuns e também distintos nas experiências das professoras. Amaioria das entrevistadas relatou que apesar do desinteresse inicial pela licenciatura e pela docência, houve umenvolvimento crescente com a profissão. A reflexão sobre a prática levou as professoras a buscarem conteúdosmais significativos para seus alunos, com metodologias mais participativas, que resultaram em experiênciasrecordadas com emoção. As difíceis condições de trabalho que ocasionaram processos de adoecimento eafastamento também foram lembradas; a ambivalência diante da aposentadoria também foi relatada poralgumas entrevistadas. Espera-se que o estudo possa contribuir como um registro das experiências e colaborarpara a formação de futuros professores.

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Publicado

2015-07-01

Edição

Seção

Artigos