CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA AULA DE ESPANHOL

Autores

  • Barbara Cristina Duqueviz Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde Universidade de Brasília
  • Regina Lucia Sucupira Pedroza

Palavras-chave:

recursos tecnológicos, concepção, estudante, espanhol, tecnologia educacional

Resumo

Este estudo teve como objetivos compreender o que estudantes de espanhol como língua estrangeira consideram como recursos tecnológicos e que concepção têm sobre essas tecnologias em contexto educacional. Os participantes da pesquisa foram seis estudantes de um centro de línguas público, entre 17 e 22 anos de idade, que frequentavam o Ensino Médio ou o Ensino Superior, utilizandoas tecnologias digitais em suas práticas cotidianas. A construção das informações foi realizada por meio de um questionário para associação e evocação de palavras e atribuição de significado à palavra mais importante. Foi realizada análise semântica, em uma perspectiva qualitativa, para as escolhas lexicais de cada participante para investigação de suas concepções. A análise mostra que os estudantes têm uma percepção ampla e variada sobre os recursos tecnológicos na sala de aula, englobando as tecnologias mais antigas, como aparelho de som e televisão, bem como as tecnologias mais contemporâneas, como computador, projetor multimídia e internet. Para os participantes da pesquisa, as tecnologias educacionais podem ser descritas como facilitadoras, inovadoras, interativas, intrínsecas à aula, instrumentais para apresentação de conteúdo, lúdicas e motivadoras.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-11-28

Como Citar

Duqueviz, B. C., & Pedroza, R. L. S. (2016). CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA AULA DE ESPANHOL. Psicologia Da Educação, (42). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/30558

Edição

Seção

Artigos