A representação social do apoio familiar no processo educativo das crianças: a perspectiva de educadores da pré-escola
Palavras-chave:
apoio familiar, representação social, envolvimento de pais, pré-escolaResumo
Este trabalho se propõe a desvelar os diferentes significados atribuídos por pro fessoras de pré-escola ao que elas consideram "apoio familiar" quando explicitam suas representações de "bom aluno". Esses significados envolvem diferentes racionalidades referentes às concepções de família. ao papel da escola e ao envolvimento de pais na escolarização dos seus filhos. A coleta de dados foi realizada com dez professoras do primeiro ano do primeiro ciclo (pré-escola) de escolas públicas municipais da cidade de Blumenau, SC. Os dados foram coletados por meio de entrevistas indivi duais que foram iniciadas utilizando o Procedimento de Classificações Múltiplas- PCM (Roazzi, 1995). Os resultados mostraram que as famílias são bastante criticadas pelas professoras, que as vêem como a origem e a solução de todos os problemas enfrentados pelas crianças na escola. As falas das professoras revelam que as escolas apenas conside ram duas possibilidades de envolvimento dos pais, não levando em conta as necessida des e disponibilidade dos mesmos.Downloads
Publicado
2016-12-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.