A representação social do apoio familiar no processo educativo das crianças: a perspectiva de educadores da pré-escola

Anelise Donaduzzi, Eliana Bhermg, Maria Helena Corderro

Resumo


Este trabalho se propõe a desvelar os diferentes  significados atribuídos  por pro­ fessoras de pré-escola ao que elas consideram "apoio familiar" quando  explicitam suas representações de "bom aluno". Esses significados envolvem diferentes  racionalidades referentes  às concepções de família. ao papel da  escola e ao envolvimento de pais na escolarização  dos seus filhos. A coleta de dados  foi realizada com dez professoras do primeiro ano do primeiro ciclo (pré-escola) de escolas públicas municipais da cidade de Blumenau, SC.  Os  dados foram  coletados por   meio de  entrevistas  indivi­ duais que foram iniciadas utilizando o Procedimento de Classificações Múltiplas- PCM (Roazzi, 1995). Os resultados mostraram que as famílias são bastante  criticadas pelas professoras, que as vêem como a origem e a solução de todos os problemas  enfrentados pelas crianças na escola. As falas das professoras revelam que as escolas apenas conside­ ram duas  possibilidades de envolvimento dos pais, não levando em conta as necessida­ des e disponibilidade dos mesmos.

Palavras-chave


apoio familiar; representação social; envolvimento de pais; pré-escola

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