Contraponto entre a leitura e a escrita de crianças durante os primeiros anos de aprendizagem escolar

Maura Spada Zanella, Maria Regina Maluf

Resumo


A pesquisa teve como objetivo comparar o desempenho em leitura e escrita, nos primeiros anos de escolarização, e as possíveis discrepâncias entre essas habilidades nas várias etapas de aquisição. Participaram 42 crianças de 7,6 anos a 10,5 anos, que cursavam a 2ª ou 3ª séries do ensino fundamental. O método utilizado foi a aplicação de tarefas de leitura e escrita de frases e textos, submetendo-se os dados a análises estatísticas e qualitativas. Os resultados mostraram que o desempenho em leitura estava mais avançado em relação à escrita. Esses achados foram comparadoscom os das mesmas crianças em estudo anterior, quando cursavam a 1ª ou 2ª séries: neste a escrita das iniciantes tendeu a ser melhor do que a leitura, enquanto que a leitura mostrou-se mais avançada que a escrita na etapa posterior. Segundo a literatura, esse resultado pode ser explicado em função da ortografia, que dificulta mais a escrita do que a leitura. Conclui-se que ler e escrever envolvem habilidades complexas e distintas e a aquisição de uma não implica na aquisição da outra na mesma proporção, o que sugere que no ensino sejam utilizadas metodologias que garantam o desenvolvimento específico de cada uma dessas habilidades.

Palavras-chave


leitura e escrita; aquisição da linguagem escrita; alfabetização

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.