Desenho e escrita no período inicial da alfabetização

Autores

  • Valéria Silva Ferreira Universidade Federal do Vale do Itajaí
  • Maria Lucia Faria Moro Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

desenho, escrita, alfabetização

Resumo

O estudo busca verificar se há relação entre desenho e escrita nos momentos iniciais de aquisição da escrita alfabética de crianças em idade pré-escolar. Examina-se a hipótese de que o desenho tem algum tipo de relação com o desenvolvimento inicial do sistema de escrita e que essa relação pode ser descrita qualitativamente. O estudo, em corte transversal, foi realizado com crianças de três faixas etárias, com limites inferiores de 2,4 e 6 anos. Os resultados analisados apontam para a existênciade uma relação interessante, de proximidade física, entre desenho e escrita, durante o período em que a criança começa a reconhecer que há uma outra forma gráfica que expressa as coisas que ela desenha. Algumas implicações pedagógicas para a educação pré-escolar são discutidas a partir da relação encontrada.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Edição

Seção

Artigos