ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA EDUCAÇÃO MORAL NA ESCOLA

Autores

  • Viviane Terezinha Koga Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160005

Palavras-chave:

educação moral, escola, revisão de literatura

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de teses,dissertações e artigos que tratam da educação moral na escola. A coleta dos dados foi feita em bases eletrônicas, nas quais foram localizadas 85 produções. A análise se deu mediante o apoio dos softwares Alceste e Simi. Entre os achados destaca-se que a maioria das pesquisas é procedente da região Sudeste, grande parte das investigações é de natureza empírica e tem na observação e na entrevista os principais instrumentos para a coleta de dados. Os resultados evidenciaram a formação de quatro classes distintas. A classe 1, concentrando mais de 70% das informações analisadas, constituiu-se como a mais significativa e assinalou para a necessidade de se construir na escola um espaço para a formação ética dos alunos, bem como para a construção de valores e da autonomia moral. Já a classe 3 tratou dos conflitos no âmbito da sala de aula como sendo um processo de difícil resolução. Por fim, as classes 2 e 4 evidenciaram, respectivamente, os ambientes de pesquisa e os aspectos metodológicos que dão luz a essas produções científicas

Downloads

Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Artigos