PRODUÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR DE 1962 A 2011 NA BASE INDEX PSI

Autores

  • Alexandre Masson Maroldi Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Ciência da Informação
  • Ana Maria da Souza Universidade Federal de Rondônia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Luis Fernando Maia Lima Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Economia

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160006

Palavras-chave:

psicologia escolar, bibliometria, produção científica

Resumo

A Psicologia Escolar caracteriza-se por propor um olhar para o processo de escolarização e para o contexto sócio-político-cultural em que estão inseridos os processos educativos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar,através de uma análise bibliométrica, a produção científica em Psicologia Escolar presente na Base de dados Index Psi Periódicos Técnico-científicos, de 1962 a 2011. A Base de dados Index Psi Periódicos Técnico-científicos reúne a literatura técnico-científica em Psicologia publicada em revistas, com acesso ao texto completo. Utilizou-se a bibliometria, que permitiu elaborar indicadores para avaliar o atual estágio de desenvolvimento da temática Psicologia Escolar. No total, foram recuperados 209 registros, destacando-se entre os mesmos, o periódico Psico. Na análise de autoria dos artigos recuperados, 62,1% dos autores contribuíram com apenas uma publicação. Quanto ao vínculo institucional dos autores, a Universidade de São Paulo (USP) é a que prevalece e a palavra-chave mais frequente é Psicologia Escolar. O estudo bibliométrico contribuiu para a identificação da visibilidade e o estágio de desenvolvimento da produção científica em Psicologia Escolar nessa base de dados

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Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Artigos