PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Patrícia dos Santos Pessoa Centro Universitário FIEO-UNIFIEO, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional http://orcid.org/0000-0003-0718-8897
  • Carolina Ferreira Barros Klumpp Centro Universitário FIEO-UNIFIEO, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional http://orcid.org/0000-0001-5578-2044
  • Janaína da Silva Gonçalves Fernandes Centro Universitário FIEO-UNIFIEO, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional http://orcid.org/0000-0001-6621-9185
  • Márcia Siqueira de Andrade Centro Universitário FIEO-UNIFIEO, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional http://orcid.org/0000-0002-0998-0143

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170020

Palavras-chave:

análise de conteúdo, aprendizagem, mais educação, período integral, revisão de literatura

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre Educação Integral no Brasil no âmbito do Programa Mais Educação (PME). O PME surgiu como política pública implantada pelo Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Foram localizados oito artigos sobre o PME, publicados entre 2007/2015. Realizou-se Análise de Conteúdo, focalizando-se: aspectos históricos, ideológicos e políticos da Educação Integral e principais benefícios e desafios do PME. Dentre os benefícios foram identificados a formação integral e a melhoria do processo ensino-aprendizagem. As dificuldades apontadas referem-se à estrutura física das escolas e à política assistencialista do PME. Conclui-se pela necessidade da ampliação da produção científica sobre o PME enquanto política indutora da Educação Integral.

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Publicado

2018-02-09

Edição

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