Quem deve ocupar os bancos do ensino superior?

Autores

  • Cláudia Terra Fundação Carlos Chagas , Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação http://orcid.org/0000-0002-8095-3252
  • Adelina Novaes Fundação Carlos Chagas, Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação Universidade Cidade de São Paulo, Programa de Mestrado em Educação http://orcid.org/0000-0003-2028-2837

Palavras-chave:

representação social, pobreza, ensino superior, interação professor-aluno, formação de professores

Resumo

Com o intuito de compreender as representações que professores do curso de serviço social de uma faculdade privada do centro de São Paulo apresentam sobre os estudantes de baixa renda, o estudo buscou informações que contribuíssem para a educação dessa população. Com a perspectiva psicossocial da teoria das representações sociais, a investigação contou com roteiro de entrevista e questionários para estudar um universo total de 14 professores e 600 estudantes. Sistematização e categorização, amparadas pelo programa computacional NVivo, respeitaram as orientações da análise de conteúdo. Identificaram-se elementos que fomentem a reflexão acerca das práticas educativas no contexto de cursos universitários, ao se obter informações que possam contribuir para a proposição de estratégias de formação docente para a educação superior. As temáticas identificadas pela pesquisa circulam, sobretudo, em dois eixos de representação não excludentes: o que concentra discursos que rechaçam o termo “baixa renda” como qualificador dos estudantes e o segundo que identifica os estudantes como usuários do serviço social; representações que guiam as práticas docentes e que podem ser compreendidas como alimentadoras de profecias autorrealizadoras

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Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Artigos