Resiliência e educação musical erudita: estudo em projeto social com jovens de periferia

Autores

Palavras-chave:

educação não-formal, ensino da música, jovens, projeto social, resiliência (psicologia)

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar se a participação em um projeto social de musicalização erudita facilita a construção de resiliência em jovens de periferia. Participaram jovens inseridos num projeto de musicalização, promovido por uma ONG da cidade de Natal, Brasil. Foram utilizadas, como procedimentos de obtenção dos dados, a observação participante, a técnica da Linha da Vida e entrevistas semi-estruturadas. Como resultados, verificou-se que, apesar de os jovens buscarem com a participação no projeto algo positivo depois de dificuldades vividas, a maioria deles não vê tal projeto como prioridade. A despeito das falas positivas com relação ao projeto e à música, evidenciou-se que a ligação dos jovens com o projeto é, na maioria das vezes, atribuída somente à aquisição de técnica musical. Os jovens relatam que, sobre sua dedicação à música erudita, existe entre seus familiares e amigos olhares de estranhamento e desencorajamento, mas também curiosidade e cobrança de maior dedicação. Alguns dos jovens apontam que a música erudita não é atrativa ou amparadora quando se tem uma vida difícil; outros, porém, encontraram nela apoio para enfrentar adversidades – um suporte ao desenvolvimento da resiliência

Biografia do Autor

Marlos Alves Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Psicologia

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fabio Soren Presgrave, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Música

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Artigos