Formação de professores: dois tópicos de uma elaboração alternativa

Autores

  • Henrique Garcia Sobreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O texto rediscute a formação de professor a partir da gênese do desejo de exercer sua profissão e das representações expressas por grupos de professores em formação a respeito da capacitação para esse exercício. Parte da possibilidade da presença, nas histórias, sonhos e experiências desses sujeitos humanos, dos elementos necessários de uma teoria dialética da formação do professor. Destaca a figura da mãe (foco das indiferenciações filha-mãe, filha-professora, criança-mulher, mulher-alunos, professora-crianças) como obstáculo à sua constituição como sujeito emancipado. Revela, ainda, o baixo autoconceito sobre sua qualificação e a necessidade de uma longa marcha a ser percorrida na batalha pela competência profissional. A elaboração crítica do seu passado e do seu cotidiano apresenta-se como exigência concreta do processo, sugerindo uma formação do professor dependendo cada vez menos de um currículo formal.

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Publicado

2019-05-18

Edição

Seção

Artigos