Formação de professores: dois tópicos de uma elaboração alternativa
Resumo
O texto rediscute a formação de professor a partir da gênese do desejo de exercer sua profissão e das representações expressas por grupos de professores em formação a respeito da capacitação para esse exercício. Parte da possibilidade da presença, nas histórias, sonhos e experiências desses sujeitos humanos, dos elementos necessários de uma teoria dialética da formação do professor. Destaca a figura da mãe (foco das indiferenciações filha-mãe, filha-professora, criança-mulher, mulher-alunos, professora-crianças) como obstáculo à sua constituição como sujeito emancipado. Revela, ainda, o baixo autoconceito sobre sua qualificação e a necessidade de uma longa marcha a ser percorrida na batalha pela competência profissional. A elaboração crítica do seu passado e do seu cotidiano apresenta-se como exigência concreta do processo, sugerindo uma formação do professor dependendo cada vez menos de um currículo formal.Downloads
Publicado
2019-05-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.