A Representação mediática: teoria e método
Palavras-chave:
Representação mediática, representação social, difusão, contrato de leitura, conteúdos e fontes de informaçãoResumo
Este trabalho apresenta as bases teóricas e metodológicas para o estudo da Representação Mediática (RM). A fundamentação teórica utiliza como base a teoria da Representação Social de Serge Moscovici (1961), que cria as bases para um campo de investigação que está relacionado à construção social da realidade. A partir disso, constroem-se as duas grandes dimensões da RM: Cognitiva e Pragmática. A abordagem metodológica para o estudo da RM, parte de três conceitos teóricos: a “difusão”, o “contrato de leitura” e a “implicação pessoal”. Com essas noções e com o embasamento teórico se constrói um procedimento para o estudo da R.M.Downloads
Publicado
2019-06-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.