DA FANTASIA À REALIDADE: OS CONTOS DE FADAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Larissa Santos Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190023

Palavras-chave:

Contos de Fadas, Psicanálise, Fantasia, Educação infantil

Resumo

É sabido que os Contos de Fadas desde muito tempo se fazem presentes na vida das crianças, transcendendo todo o aparato tecnológico que a atual conjuntura impõe. Nesse sentido, a razão pela qual os Contos antigos ainda se mantêm populares no meio infantil, pode estar relacionada à influência que exercem na vida dos que têm o privilégio de mergulharem em seu mundo fantástico. Em contrapartida, essa influência será significativa à medida que tais histórias forem propagadas pelos adultos que permeiam a vida dessas crianças e, para que isso ocorra naturalmente, é importante também que os profissionais da Educação compreendam os benefícios que esses Contos podem produzir subjetivamente. Partindo desse princípio, o estudo trata de uma pesquisa de campo qualitativa, que tem como objetivo central investigar qual o valor atribuído aos Contos de Fadas por professores da Educação Infantil de uma escola do município de Paranaíba - MS. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os educadores, sendo a análise dos dados feita com base no referencial teórico psicanalítico. Por conseguinte, por meio de rodas de conversa, foi explorada a importância dos Contos para o desenvolvimento emocional infantil, viabilizando discussões e o contato com diferentes histórias. Os resultados apontaram que, em geral, a utilização dos Contos é associada essencialmente a conteúdos pedagógicos, evidenciando, por outro lado, o desconhecimento da sua repercussão no psiquismo infantil. Nesse sentido, através do contato com os professores, buscou-se contribuir indiretamente com as crianças, facilitando para que a internalização dos Contos pudesse acontecer de forma significativa.

Biografia do Autor

Larissa Santos Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Paranaíba

Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Paranaíba

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Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigos