Avaliação do clima escolar por professores e estudantes
Teacher and Student Evaluation
DOI:
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p22-32Palavras-chave:
Clima escolar, Ensino, Professores, EstudantesResumo
O presente estudo visou caracterizar e comparar o clima escolar entre professores e estudantes do ensino técnico de nível médio privado, verificando associações e diferenças entre eles. Utilizou-se um delineamento correlacional e comparativo de corte transversal, com participação de 62 professores, os quais preencheram o Questionário de Dados Sociodemográficos e Laboral e a Delaware School Climate Survey - Teacher/Staff, além de 135 estudantes, que responderam ao Questionário de Caracterização do Perfil dos estudantes e ao Delaware School Climate Survey-Student. Constatou-se que tanto professores como estudantes perceberam como positivos os fatores: relação professor-aluno, relação entre alunos e bullying, mas, quando comparados, os professores perceberam de forma mais positiva a relação entre alunos, engajamento do aluno e bullying, enquanto os estudantes, clareza e justiça das regras e segurança. Tais dados são corroborados pela evidência de concordância moderada no fator relação entre alunos, razoável em clareza e justiça das regras e segurança, e mínima para relação professor-aluno, bullying e engajamento estudantil. Apesar das diferentes percepções, os dados denotaram, de modo geral, um clima positivo entre as escolas investigadas.
Referências
Afari, E., Aldridge, J. M., & Riekie, H. (2017). The role of the school climate in high school students` mental health and identity formation: a south Australian study. British Educational Research Journal, 43(1), 95-123. DOI: http://dx.doi.org/10.1002/berj.3254.
Aldridge, J. M., & Fraser, B. J. (2016). Teacher`s views of their school climate and its relationship with teacher self-efficacy and job satisfaction. Learning Environments Research Journal, 19(2), 291-307. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10984-015-9198-x.
Aragão, A. M. F., Azzi, R. G., Bozza, T. C. L., Marques, C. de A. E., Morais, A., Moro, A., Oliveira, M. T. A., Ramos, A. M., Silva, L. M. F., Tognetta, L. R. P., Vinha, T. P., & Vivald, F. M. C. (2016). O clima escolar e a convivência nas instituições educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, 27(64), 96-127. DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae.v27i64.3747.
Arthur, D. C. S., & Pinto, L. A. (2017). Estudo da prática da docência no ensino técnico – aplicação e análise sobre um aspecto dos desafios encontrados no setor. Revista InterAtividade, 5(1), 147-154.
Bastos, C. Z. de A. (2019). Clima escolar: estudo de caso em uma escola democrática do estado de São Paulo. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação, Marília, SP, Brasil.
Bear, G. G., Blank, J., Chen, F. F., & Gaskins, C. (2011). Delaware School Climate Survey Student: its factor structure, concurrent validity, and reliability. Journal of School Psychology, 49, 157-174.
Bear, G. G., Chen, D., Chen, F. F., Holst, B., Lisboa, C., & Yang, C. (2015). A Brazilian Portuguese survey of school climate: evidence of validity and reliability, International Journal of School & Educational Psychology, 4(3), 165-178. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/21683603.2015.1094430.
Bear, G. G., Gaskins, C., Pell, M., & Yang, C. (2014). Validation of a brief of teachers’ perceptions of school climate: relations to student achievement and suspensions. Learning Environments Research, 17, 339-354. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10984-014-9162-1.
Bear, G., Blank, J. C., Chen, F. F., & Gaskin, C. (2018). Delaware School Surveys Interpretation Worksheet - STAFF Version. Retrieved from http://wh1.oet.udel.edu/pbs/wp-content/uploads/2019/05/SCS-Interpret-Worksheet2018-19-STAFF.docx.
Bromhead, D., Lee, E., Maxwell, S., & Reynolds, K. (2017). The impact of school climate and school identification on academic achievement: multilevel modeling with student and teacher data. Frontiers in Psycology Journal, 8(2069), 1-21. DOI: http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2017.02069
Câmara dos Deputados. (2008). Lei Federal nº 11.741 - Diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Retrieved from http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11741-16-julho-2008-578206-publicacaooriginal-101089-pl.html
Clavijo, M. S. O., Delgado, V. M. P., & Mahecha, M. L. R. (2014). Clima social escolar: discusión desde la adaptación y validación del CES (Escala de Clima Social Escolar). Revista de Ciencias Humanas y Sociales Opción, 30(73), 88-100.
Coelho, C. de A., & Dell`Aglio, D. D. (2019). Clima escolar e satisfação com a escola entre adolescentes de ensino médio. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 21(1), 248-264.
Collado, C. F., Lucio, M. P. B., & Sampieri, R. H. (2013). Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso.
Colombo, T. F. S. (2018). A convivência na escola a partir da perspectiva de alunos e professores: investigando o clima e sua relação com o desempenho escolar em uma instituição de ensino fundamental II e médio. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, Escola de Educação, Marília, SP, Brasil.
Comini, G. M., & Uemura, M. R. B. (2017). Fatores determinantes no desempenho das escolas estaduais de ensino profissionalizante integrado ao médio: um estudo de caso dos municípios de Cotia e São Roque. Anais do XX SEMEAD, Seminários de Administração, São Paulo, SP, Brasil.
Cornell, D., Konold, T., & Shukla, K. (2016). Profiles of student perceptions of school climate: relations with risk behaviors and academic outcomes. American Journal of Community Psychology, 57, 291-307. DOI: http://dx.doi.org/10.1002/ajcp.12044.
Deitos, R. A., Lara, A. M. B., & Zanardini, I. M. S. (2015). Política de educação profissional no Brasil: aspectos socioeconômicos e ideológicos para a implantação do PRONATEC. Revista Educação & Sociedade, 36(133), 985-1001. DOI: http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v12n12019p50a67.
Fernandez, D. Y. B., Vásquez, N. S. M., & Zuluaga, N. C. (2017). Clima escolar y funcionalidad familiar como factores asociados a la intimidación escolar en Antioquia, Colombia. Revista Pensamiento Psicológico, 15(1), 63-72. DOI: http://dx.doi.org/10.11144/Javerianacali.PPSI15-1.CEFF.
Finch, H., Mucherah, W., Thomas, K., & White, T. (2017). The relationship of school climate, teacher defending and friends on students’ perceptions of bullying in high school. Journal of Adolescence, 62, 128-139. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.adolescence.2017.11.012.
Flor, R. C., Pires, D. E. P., & Ribeiro, G. (2015). Concepção de biossegurança de docentes do ensino técnico de enfermagem em um estado do sul do brasil. Revista Trabalho, Educação e Saúde, 13(3), 721-737. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00002.
Formiga, G. C. B., & Santos, O. F. C., (2018). Perfil do aluno do instituto federal de educação ciência e tecnologia: campus Tobias Barreto - SE. Revista Expressão Científica, 2(1), 59-65.
Guerra, C. E. (2018). Clima de escola e envolvimento dos/as estudantes: um estudo com alunos/as do 3º ciclo do ensino básico. Dissertação de Mestrado, Universidade Évora, Escola de Ciências Sociais, Évora, Portugal.
Landis, J. R., & Kock, G. G. (1977). The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, 33(1), 159-174, 1977. DOI: http://dx.doi.org/10.2307/2529310.
Leite, D., & Miorando, B. S. (2018). Dimensões do engajamento estudantil para o contexto brasileiro: a emergência política da participação para a inovação pedagógica na educação superior. Revista Educação por Escrito, 9(2), 173-190. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31563.
Machado, C., & Piton, N. N. (2019). Clima escolar: mapeamento e análise de artigos científicos constantes no portal de periódico Capes. Revista @mbienteeducação, 12(1), 50-67.
Menegotto, L. M. de O., & Machado, I. (2018). Bullying escolar na perspectiva dos professores. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, 18(1), 321-340.
Ministério da Educação do Brasil. (2017). Catálogo nacional de cursos técnicos. Retrieved from http://portal.mec.gov.br/auditorias/30000-uncategorised/52031-catalogonacional-de-cursos-tecnicos.
Morais, A., Moro, A., & Vinha, T. P. (2017). O papel dos sistemas de avaliação na orientação da aprendizagem: clima escolar. Anais do seminário internacional de avaliação da educação básica, São Paulo, SP, Brasil.
Pössel, P., Rakes, C., Rudasill, K. M., Sawyer, M. G., Spence, S. H., & Sheffield, J. (2016). Associations between teacher-reported school climate and depressive symptoms in Australian adolescents: a 5-year longitudinal study. School Mental Health Journal, 8(4), 425-440. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s12310-016-9191-2
Resolução Federal nº. 6, de 20 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares para a educação profissional técnica de nível médio. Retrieved from http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192.
Santos, M. L. (2016). As vozes dos estudantes de uma escola profissional sobre o ensino profissional - um estudo. Dissertação de Mestrado, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.
Souza, M. L. P. (2017). Fatores de risco e proteção do uso de drogas em escolas e sua relação com o clima escolar: o que pensam os educadores do DF. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Brasília, DF, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.