Percepções dos moradores do Bairro da Engomadeira sobre UNEB-BA

Autores

  • José Ricardo Rosa dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Santa Inês, Bahia, Bahia https://orcid.org/0000-0003-0432-7089
  • Jeanne Lopes Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Santa Inês, Bahia, BA https://orcid.org/0000-0002-6425-1584
  • Luís Geraldo Leão Guimarães Universidade do Estado da Bahia ,UNEB, Bahia, BA
  • Natanael Reis Bomfim Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Bahia, BA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p97-107

Palavras-chave:

Comunidade, Instituição de ensino, Presença, Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos moradores do Bairro Engomadeira sobre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I,  Salvador, para assim propor melhorias nas relações estabelecidas entre a Comunidade e a Universidade. Para a discussão, utilizaram-se autores como  Fialho, Midlej e Santos. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e questionários fechados, aplicados em amostra não probabilística de 20 (vinte) moradores, dividindo-se em três grupos, por  escolaridade: nível fundamental, nível médio e nível superior, para identificar e analisar as suas percepções. Recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin  (2002) e à luz de autores como Midlej e Santos, para tratamento dos dados coletados. Notou-se no referido estudo que as percepções dos moradores da  Engomadeira sobre a Uneb diferem pelo nível de escolaridade, em que os moradores de nível fundamental e médio percebem a universidade com relações  positivas e os de nível superior com relações negativas. 

Referências

Bardin, L. (2002). Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa (Portugal): Ed. 70.

Bomfim, N. R. (2009). Noção social do território: em busca de um conceito didático em geografia – a territorialidade. Ilhéus: Editus.

Bosi, A. (coord.). (1998). A presença da universidade pública. São Paulo, Recuperado de: http://www.fisica.uel.br/SBPC_LD/unipub.html. Acesso em: 14 jul. 2006.

Correia, S. L. C. P. (2016). Entre ruas e ladeiras, Engomadeira sou eu!. Representações sócio espaciais e professores sobre o bairro. Salvador, Dissertação de mestrado, Universidade do Estado da Bahia, Programa de Pós - Graduação em Educação e Contemporaneidade, Bahia, Brasil.

Fialho, Nadia Hage. (1998). A Missão da universidade. Revista da FAEEBA, 7(10), 25-42.

Lopes, R. P. M. (2003). Universidade Pública e Desenvolvimento Local: Uma Abordagem a Partir dos Gastos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista: Edições UESB.

Midlej, M. M. B. C. (2004). Universidade e região: territorialidade da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Salvador. Tese de doutorado, Universidade do Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Bahia, Brasil.

Santos, J. R. R. (2008). Universidade pública e desenvolvimento local: a presença da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) no bairro do Salobrinho em Ilhéus Bahia no período de 1991 a 2008. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional, Bahia, Brasil.

Santos, J. R. R. (2014). Universidade pública e desenvolvimento local: a presença da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) no bairro do Salobrinho em Ilhéus Bahia no período de 1991 a 2008. Ilhéus: Editus.

Downloads

Publicado

2021-10-22

Edição

Seção

Artigos