Intercâmbios entre educação e teoria das representações sociais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p119-128Palavras-chave:
Educação, Teoria das Representações Sociais, Brasil, Mutualidade, ReciprocidadeResumo
Neste artigo propomos oferecer uma perspectiva alternativa àquelas que orientam a análise da relação entre a Educação e a Teoria das Representações Sociais. Em oposição à tradição que considera a Educação como um campo de aplicação da psicologia, argumentamos que existem contribuições mútuas entre as duas esferas do conhecimento. A reciprocidade é entendida como o processo de interação recíproca, interdependência e cooperação, solidariedade e ajuda mútua. A mutualidade entre a Educação e a Teoria das Representações Sociais consiste no movimento que estimula os estudos no contexto brasileiro, especialmente os que foram desenvolvidos no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed). As análises realizadas sobre as contribuições da Teoria das Representações Sociais à Educação destacam o aumento das pesquisas que consideram a produção de conhecimento a partir de realidades sociais contextualizadas, bem como a importância da subjetividade dos educadores e aprendizes. Ao mesmo tempo, a Educação vem oferecendo às pesquisas sobre representações sociais um progresso que vai do diagnóstico à práxis, guiado principalmente por abordagens críticas e políticas do pensamento educacional.
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