Por um exercício coletivo de aprendizagem crítica e colaborativa na pós-graduação

para além das fronteiras nacionais e epistemológicas

Autores

  • Gabriel Silva Xavier Nascimento Instituto Federal de São Paulo
  • Rubens Lacerda de Sá Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp43-50

Palavras-chave:

Metodologias críticas, Psicologia histórico-cultural, Formação de pesquisadores

Resumo

No contexto da pós-graduação, as inúmeras demandas e pressões que recaem sobre professores e alunos em termos de produtividade e o direcionamento metodológico das pesquisas incitam cada vez mais à criação de redes de colaboração que permitam não somente a troca de conhecimentos como também integram o percurso formativo dos pesquisadores no âmbito do mestrado e doutorado. Neste contexto, apresentamos aqui um relato que parte da experiência vivenciada no curso «Critical Research Methodologies: (Some) Cultural-Historical Perspectives”. O curso, base para esta edição especial, resulta da confluência de três Metodologias de Pesquisa Crítica , com vistas a contribuir para a formação de pesquisadores, pautando-se em uma perspectiva dialógica e colaborativa de aprendizagem que possibilite a transformação social.
O ferramental teórico abordado, bem como as atividades propostas no percurso formativo mostram-se essenciais e urgentes para um pensar metodológico mais abrangente e crítico ao promover a interação entre alunos e docentes de diferentes países e articular experiências sobre o fazer pesquisa.

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Publicado

2023-03-24

Edição

Seção

Artigos