Significações de crianças sobre o futuro de educandos com queixas escolares

Autores

  • Ruzia Chaouchar dos Santos Universidade Nove de Julho
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mitsuko Aparecida Makino Antunes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p58-69

Palavras-chave:

Crianças, Queixas escolares, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir as significações de crianças sobre o futuro de educandos com queixas escolares. Adota-se como referencial teórico-metodológico os fundamentos da Psicologia histórico-cultural edificada no materialismo histórico-dialético. Foram analisadas as enunciações de crianças de uma escola municipal, situada em Cuiabá-MT. Os procedimentos investigativos se alicerçaram no estudo do tipo etnográfico, utilizando-se da observação participante do cotidiano escolar, combinada com a realização de entrevistas, embasada no pressuposto de promoção de pesquisa com crianças e não sobre elas. Os dados revelaram uma presença significativa da dicotomia bom/mau orientando as significações de educandos(as) nas relações interperssoais estabelecidas com os pares identificados com queixas escolares, que foram objetivadas, simultaneamente, em possibilidades deles virem a ser policiais ou criminosos. Ao mesmo tempo, também sinalizaram a existência, em menor grau, de aspectos que tendem a promover rupturas em antinomias que engendram visões individualizantes dos fenômenos escolares, na medida em que práticas educativas imbuídas por valores humano-genéricos dirigidos ao processo de humanização também foram elementos incorporados em suas explicações sobre as perspectivas de futuro da “criança difícil”.

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Publicado

2023-08-22

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Artigos