LEARNING DESIGN E TECNOLOGIAS: CRIAÇÃO DE AMBIENTES COLABORATIVOS PARA A APRENDIZAGEM

Auteurs

  • Maria Paulina de Assis Unidade Acadêmica Especial de Educação Universidade Federal de Goiás
  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

DOI :

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170005

Mots-clés :

learning design, tecnologias de informação, tecnologias de comunicação, prática pedagógica, compartilhamento

Résumé

este artigo, propõe-se o estudo para a criação de ambientes digitais de aprendizagem colaborativos para trocas e compartilhamento de métodos, estratégias e recursos de ensino e aprendizagem, para propiciar a inovação, dentro do conceito de learning design. O termo learning design pode ser utilizado para o processo de criação de um produto – um curso, por exemplo – ou para o resultado na forma de um produto, como o projeto do curso propriamente dito. Trata de um conjunto de atividades de ensino e aprendizagem, considerando-se desde o planejamento até a avaliação. Apresenta-se uma síntese de uma pesquisa realizada no Reino Unido, na qual se analisou uma ferramenta de apoio ao learning design. O objetivo da pesquisa era verificar se professores de ensino superior teriam interesse em usar esse tipo de ferramenta para apoiar processos de learning design. A ferramenta analisada na pesquisa foi o LDSE (Learning Design Support Environment). Achados da pesquisa mostraram que os participantes usam as TIC em suas práticas pedagógicas, entretanto, a documentação do planejamento das práticas pedagógicas raramente ocorre, o que pode significar que a adesão imediata para o learning design pode ser pequena, o que indica a necessidade de desenvolver processos formativos com foco na experiência de adoção de learning design

Biographie de l'auteur

Maria Paulina de Assis, Unidade Acadêmica Especial de Educação Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Téléchargements

Publiée

2017-09-05

Numéro

Rubrique

Artigos