Aspectos sociodemográficos relacionados à agressividade e ao fanatismo em uma torcida de futebol

Autores

  • Vivian de Freitas Bandeira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Denise Gimenez Ramos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p246-272

Palavras-chave:

Fanatismo, Agressividade, Torcida de Futebol

Resumo

Esta pesquisa objetivou verificar a correlação entre fanatismo, agressividade e dados sociodemográficos, em torcedores homens, do Sport Club Corinthians Paulista. A pesquisa se faz relevante à medida que os confrontos entre torcedores são frequentes. Para tanto, foram aplicados em 150 torcedores dois questionários: Questionário de Escala de Fanatismo em Torcedores de Futebol e Questionário de Agressividade de Buss-Perry. Os resultados revelaram uma correlação positiva entre fanatismo e as quatros dimensões da agressividade – física, verbal, raiva e hostilidade. As duas últimas foram as mais determinantes para a definição de um alto nível de fanatismo. Os torcedores mais jovens, assim como os com menor nível de instrução, apresentaram maior nível de fanatismo e agressividade, em todas as dimensões. Aqueles com menor renda, tinham maior nível de fanatismo e agressividade hostil e verbal; enquanto que, os solteiros apresentaram maior nível de agressividade hostil. Na perspectiva junguiana, podemos observar que há um rebaixamento do nível da consciência quando os torcedores estão em meio à multidão, o que pode ocasionar uma identificação maior com o time, levando o torcedor a sentir-se como sendo o próprio time. Este, levado por uma identificação inflada, pode cometer atos violentos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vivian de Freitas Bandeira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda do Núcleo de Estudos Junguianos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Capacitanda em transtornos alimentares no Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA) do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em psicologia pela PUC-SP. Atua como psicóloga em consultório particular.

Denise Gimenez Ramos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Ganhou bolsa Fullbright, fez mestrado em Clinical Psychology - New School for Social Research (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atualmente é professora titular do Programa de Estudos Pós Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP, onde coordena o Núcleo de Estudos Junguianos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e religião (mecanismos e rituais de cura nas religiões), psicossomática, psicologia analítica, complexos culturais como base de patologias sociais, em especial preconceito e corrupção. Na na área internacional é autora e palestrante ( Buenos Ayres, Montevideo, Los Angeles, Chicago, Santa Barbara, Moscou e Zurich).Foi chair of the Academic Subcommitte e vice-presidente da International Association for Analytical Psychology e membro do Comitê Executivo dessa Associação por 12 anos, com sede em Zürich. Em junho de 2014 foi convidada pela Russian Society of Analytical Psychology para o lançamento de seu livro " A Psique do Corpo" em russo e para proferir três palestras e dar supervisão clínica em Moscow. Atualmente é vice-presidente para as Américas da International Sandplay Society of Sandplay com sede em Zurich. Ganhou como orientadora Prêmio Capes 2016 de melhor tese em Psicologia do Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Bandeira, V. de F., & Ramos, D. G. (2020). Aspectos sociodemográficos relacionados à agressividade e ao fanatismo em uma torcida de futebol. Psicologia Revista, 29(1), 246–272. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i1p246-272

Edição

Seção

Jovens autores