Por uma psicologia que (re)conheça a todos/as

discussões curriculares sobre a formação de psicólogos/as em relação às discussões sobre gêneros e sexualidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i2p332-357

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Psicologia, Diretrizes Curriculares, Projetos Pedagógicos

Resumo

O artigo busca analisar alguns elementos curriculares que são norteadores para a formação em psicologia no que diz respeito às questões de gêneros e sexualidades. Para tanto, foram analisadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia bacharelado e os Projetos Pedagógicos dos cursos de Psicologia de cinco universidades federais do extremo sul do Brasil, a saber: Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. O referencial teórico-metodológico utilizado está baseado em Michel Foucault e nos estudos de Gênero e Sexualidade nas vertentes pós-estruturalistas. Dentre os resultados encontrados, percebeu-se que as discussões de gênero e sexualidade, nas Diretrizes Curriculares e nos Projetos Pedagógicos, quando mencionadas, são feitas de maneiras a tangenciar a formação de psicólogos/as, não se constituindo como discussões centrais nos documentos.

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Biografia do Autor

Caroline Amaral Amaral, Universidade Federal do Rio Grande

Mestra em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE. Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora Titular do Instituto de Educação e professora dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências (Associação Ampla FURG/UFRGS/UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE.

Suzana da Conceição de Barros, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.  Atua como professora de Ciências no município do Rio Grande. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Amaral Amaral, C., Ribeiro, P. R. C., & Barros, S. da C. de. (2022). Por uma psicologia que (re)conheça a todos/as: discussões curriculares sobre a formação de psicólogos/as em relação às discussões sobre gêneros e sexualidades. Psicologia Revista, 31(2), 332–357. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i2p332-357

Edição

Seção

Pesquisa Documental