Por uma psicologia que (re)conheça a todos/as
discussões curriculares sobre a formação de psicólogos/as em relação às discussões sobre gêneros e sexualidades
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i2p332-357Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, Psicologia, Diretrizes Curriculares, Projetos PedagógicosResumo
O artigo busca analisar alguns elementos curriculares que são norteadores para a formação em psicologia no que diz respeito às questões de gêneros e sexualidades. Para tanto, foram analisadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia bacharelado e os Projetos Pedagógicos dos cursos de Psicologia de cinco universidades federais do extremo sul do Brasil, a saber: Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. O referencial teórico-metodológico utilizado está baseado em Michel Foucault e nos estudos de Gênero e Sexualidade nas vertentes pós-estruturalistas. Dentre os resultados encontrados, percebeu-se que as discussões de gênero e sexualidade, nas Diretrizes Curriculares e nos Projetos Pedagógicos, quando mencionadas, são feitas de maneiras a tangenciar a formação de psicólogos/as, não se constituindo como discussões centrais nos documentos.
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