SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO: ESTUDO DE CASO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA

Autores

  • Rennaly Alves da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Lúcia Santana de Freitas Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v16i2.11444

Resumo

Diante da pluralidade existente nas relações atuais, muitos autores buscam formas alternativas para analisar o comportamento organizacional (HOLLAND, 1996; KELLY; ALLISON, 1998; LEITE, 2004). Há consenso no entendimento de que, no processo de interação, os agentes aprendem e evoluem na tentativa de se auto-organizar. Estas organizações são admitidas como “Sistemas Adaptativos Complexos”. Leite (2004) busca explicar o processo de evolução através de nove níveis. Assim, o objetivo do artigo é identificar o nível de evolução da complexidade de uma agência bancária, à luz da Modelagem proposta por Leite (2004). Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva, indicando comportamentos que posicionam a agência no nível 3 de complexidade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rennaly Alves da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE) e Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participou de projetos de pesquisa PIBIC/CNPq, do programa de monitoria e de grupos de estudo na área de Estratégia Organizacional. Atuou como pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia (GEGIT), tendo como área de atuação a Administração, com ênfase nos temas: Estratégia, Alianças entre Empresas, Arranjos Produtivos Locais, Indicadores de Sustentabilidade e Estudos Organizacionais. O objeto de estudo em seu trabalho de conclusão de curso foram as Organizações na Ótica do Paradigma da Complexidade. Atualmente, desenvolve o trabalho de dissertação, o qual foi aprovado pela Fundação de Amparo da Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE -, tendo como ênfase os seguintes temas: Estratégias de Internacionalização e Paradigma da Complexidade.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Silva, R. A. da, Freitas, L. S. de, & Cândido, G. A. (2015). SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO: ESTUDO DE CASO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 16(2). https://doi.org/10.20946/rad.v16i2.11444

Edição

Seção

Artigos