Relações de gênero e poder: um estudo com professoras-gerentes em uma universidade pública

Autores

  • Adílio Renê Almeida Miranda UFLA/Unifal-MG
  • Flávia Luciana Naves Mafra UFLA
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle UFLA

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v14i3.11789

Palavras-chave:

, Relações de gênero, Poder, Gerência universitária

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de compreender como as relações de poder se manifestam no cotidiano de professoras-gerentes de uma universidade pública. Foi utilizada a pesquisa de caráter qualitativo, com o método de pesquisa história de vida. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras que ocuparam/ocupam cargos gerenciais em uma universidade pública. Dentre as dificuldades enfrentadas por algumas professoras no exercício da função gerencial estão a questão das assimetrias de poder expostas de forma simbólica, casos de assédio moral, o fenômeno do “teto de vidro”, a discriminação e o preconceito, principalmente por meio do discurso e do humor.

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Biografia do Autor

Adílio Renê Almeida Miranda, UFLA/Unifal-MG

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

Flávia Luciana Naves Mafra, UFLA

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

Mônica Carvalho Alves Cappelle, UFLA

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

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Publicado

2014-07-10

Como Citar

Miranda, A. R. A., Mafra, F. L. N., & Cappelle, M. C. A. (2014). Relações de gênero e poder: um estudo com professoras-gerentes em uma universidade pública. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 14(3). https://doi.org/10.20946/rad.v14i3.11789

Edição

Seção

Artigos