O PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM UMA FACULDADE ISOLADA: UM ESTUDO DAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU). Pesquisador do Núcleo Observação e Estudos de Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP)
  • Marina Keiko Nakayama Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Pedro Antonio Melo Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária. Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC).
  • Marcio Alexandre Pitta Universidade do Vale do Itajaí
  • Fabiano Pires Oliveira Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v16i3.14915

Resumo

O artigo em tela prevê um estudo das principais convergências entre a inteligência competitiva e a avaliação institucional, tendo como as atividades de uma instituição que atua no âmbito da iniciativa privada da educação superior. As contribuições teóricas elencam aspectos que versam sobre a gestão estratégica do conhecimento, sobre as perspectivas para a educação superior e sobre a inteligência competitiva. A pesquisa considerou as bases do estudo de caso e a utilização do método Delphi. Os resultados mostram que a inteligência competitiva guarda relações com o SINAES e permite estratégias alinhadas com a tomada de decisão.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU). Pesquisador do Núcleo Observação e Estudos de Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP)

Acadêmico do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária. Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) e do Núcleo Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP). Revisor de periódicos e avaliador de artigos em eventos na área da gestão da educação superior.

Marina Keiko Nakayama, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluido em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em Engenharia e Gestão do COnhecimento, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e ministra as disciplinas de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação no curso de Engenharia de Materiais. Pesquisa na área de gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas (foco em relações interpessoais)e segurança pública e tem como principal linha de pesquisa a questão da confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) e do grupo de Estudos em Segurança Pública.

Pedro Antonio Melo, Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária. Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC).

Pedro Antônio de Melo possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira; Especialização em Recursos Humanos; Mestrado em Administração e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe IESALC, da Unesco; É Especialista em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e pela OUI - Organização Universitária Interamericana (2004). Recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación HAME (2012), em Porto Rico. É avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira INEP e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina - CEE. Coordenador de Grupo de pesquisa no CNPq. É professor da UFSC, onde leciona na graduação, mestrado e doutorado, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, e nos Programas de Pós-Graduação em Administração CPGA e Administração Universitária - PPGAU. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária e Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU. É Editor da Revista Gestão Universitaria na América Latina GUAL e Coordenador do Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas. Coordena projetos de pesquisa nacionais e internacionais, financiados pela Capes. Escreve, organiza e publica artigos, livros e capítulos de livros; Apresentou e publicou mais de 100 artigos em eventos científicos, e proferiu mais de 30 palestras no Brasil, na América Latina e na Europa

Marcio Alexandre Pitta, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí. É professor da Faculdade Capivari, atuando principalmente nos seguintes temas: Introdução em Economia, Macroeconomia, Microeconomia, Administração Estratégica, Economia Brasileira Contemporânea

Fabiano Pires Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmico do Mestrado em Administração na Universidade do Vale do Itajaí –Univali/Biguaçu É professor da Faculdade Capivari , atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, estatística, pesquisa operacional, gestão da qualidade e gestão de operações e serviços. Também atua como professor tutor-externo na área da Administração da Uniasselvi.

Downloads

Publicado

2015-05-01

Como Citar

Francisco, T. H. A., Nakayama, M. K., Melo, P. A., Pitta, M. A., & Oliveira, F. P. (2015). O PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM UMA FACULDADE ISOLADA: UM ESTUDO DAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 16(3). https://doi.org/10.20946/rad.v16i3.14915