O CONSUMIDOR DE TERCEIRA IDADE NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI:UMA ANÁLISE DA PROPAGANDA DIRIGIDA A IDOSOS

Autores

  • Fábio Francisco de Araujo Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
  • Letícia Moreira Casotti Professora do Instituto Coppead de Administração - UFRJ
  • Renata Céli Moreira da Silva Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
  • Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa Professor do IAG - Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v17i1.15098

Palavras-chave:

Consumo, Terceira Idade, Anúncios Publicitários.

Resumo

Este estudo adotou um método histórico qualitativo de pesquisa em marketing, para entender as diferentes visões expressas nos anúncios publicitários dirigidos aos consumidores de terceira idade na primeira década deste o século. A análise visa contribuir para o processo de interpretação do funcionamento da promoção de produtos e serviços direcionados a esse segmento. Os resultados mostram que existe uma mudança nas estratégias de comunicação dos anúncios publicitários e dos tipos de produtos dirigidos ao consumidor de terceira idade ao longo do período estudado.

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Biografia do Autor

Fábio Francisco de Araujo, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na linha de pesquisa de Marketing e Estratégia. Mestre em Administração de Empresas da Pontifĩcia Universidade Católica do Rio de Janeiro na linha de pesquisa de Organizações e Marketing (2011). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), onde foi Monitor Bolsista em Direito Comercial. Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), onde foi Bolsista de Iniciação Científica do Projeto PIBIC (CNPq) na linha de pesquisa sobre a formação do administrador e desenvolvimento de competências.

Letícia Moreira Casotti, Professora do Instituto Coppead de Administração - UFRJ

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e graduação em Economia pela Universidade Cândido Mendes (1982). Atualmente é Professora Adjunta e Vice-Diretora de Pesquisa do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É fundadora em 2003 e coordenadora desde então do Centro de Estudos em Consumo do COPPEAD/UFRJ, pelo qual já desenvolveu diversos projetos de pesquisa e organizou quatro encontros focados em comportamento do consumidor, com a presença de acadêmicos e profissionais brasileiros e estrangeiros. É líder do tema Cultura e Consumo na ANPAD desde 2008 e e participa regularmente como coordenadora de sessão no EMA e no EnANPAD. Atua como consultora ad hoc da CAPES e avalia regularmente artigos para periódicos e eventos nacionais e internacionais. Já orientou mais de quarenta dissertações de mestrado. Tem experiência na área de Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, beleza, consumo de automóveis e marketing de relacionamento.

Renata Céli Moreira da Silva, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Possui graduação em Administração pela Faculdade IBMEC-Rio (2005) e é Mestre em Administração pela PUC-Rio. Atualmente está cursando o Doutorado em Administração na PUC-Rio. Tem experiência na área de Administração. Os principais temas de interesse em pesquisa são Comportamento do Consumidor e Ensino e Pesquisa em Administração.

Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Professor do IAG - Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral (PDEE/CAPES) no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences-Po, 2009/2010). Professor do Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Pesquisador das áreas de marketing, comportamento do consumidor e comunicação, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

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Publicado

2015-07-27

Como Citar

Araujo, F. F. de, Casotti, L. M., Silva, R. C. M. da, & Pessôa, L. A. G. de P. (2015). O CONSUMIDOR DE TERCEIRA IDADE NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI:UMA ANÁLISE DA PROPAGANDA DIRIGIDA A IDOSOS. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 17(1). https://doi.org/10.20946/rad.v17i1.15098

Edição

Seção

Artigos