CULTURA E DESENVOLVIMENTO: O PROGRAMA BAIRRO-ESCOLA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU

Autores

  • Glauco da Costa Knopp
  • Marcelo Milano Falcão Vieira

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v9i1.1512

Resumo

Resumo No Brasil alguns governos locais vêm assumindo o papel de protagonista do desenvolvimento por meio da elaboração de políticas públicas que têm como referência as especificidades socioeconômicas e culturais do território. Nesse trabalho analisamos de que maneira o programa Bairro-Escola, implementado pela prefeitura de Nova Iguaçu- RJ, contribui para o desenvolvimento dessa região. Realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo e os dados foram analisados de forma interpretativa. Os resultados apontam que o Bairro-Escola contribui para o desenvolvimento em Nova Iguaçu ao gerar emprego e renda, promover inclusão sociocultural de jovens e crianças, formação humana, criação de equipamentos culturais, entre outras ações. Palavras-chave: Cultura, Desenvolvimento, Bairro-Escola. Abstract In Brazil, some local governments have been assuming an important role in promoting development, by means of elaboration of public policies which have as reference the socioeconomic and cultural specificities of the territory. In this work we analyze how the Neighborhood-School Program, implemented by Nova Iguaçu (RJ) local government, contributed to the development of this region. A bibliographical and field research was carried out and data was analyzed interpretively. The results point out that Neighborhood-School contributes to the development of New Iguaçu since it creates jobs and improves income, promotes sociocultural inclusion of youths and children, human formation, creation of cultural equipments, among other actions. Keywords: Culture, Development, Neighborhood-School.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glauco da Costa Knopp

Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV. Bacharel em Administração de Empresas com habilitação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Observatório da Realidade Organizacional (www.observatorio.dca.ufpe.br). Coordenador de Monitoramento e Avaliação na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro. E- mail: gcknopp@fgvmail.br; knopp.glauco@gmail.com. Endereço: Praia de Botafogo, 190, sala 530, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 22253-900. Tel: (21) 2559-5747

Marcelo Milano Falcão Vieira

Ph.D. em Administração pela University of Edinburgh, Escócia. Pós-doutorado na École de Hautes Études Commercialles (HECParis), França. Professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Editor da revista eletrônica Cadernos EBAPE.BR (www.ebape.fgv.br/cadernosebape), Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório da Realidade Organizacional (www.observatorio.dca.ufpe.br) e pesquisador nível 1 do CNPq. E-mail: marcelo.vieira@fgv.br. Endereço: Praia de Botafogo, 190, sala 530, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 22253-900. Tel: (21) 2559-5747.

Downloads

Publicado

2008-11-19

Como Citar

Knopp, G. da C., & Vieira, M. M. F. (2008). CULTURA E DESENVOLVIMENTO: O PROGRAMA BAIRRO-ESCOLA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 9(1). https://doi.org/10.20946/rad.v9i1.1512

Edição

Seção

Artigos