ANÁLISE DA INTERDEPENDÊNCIA DO CAPITAL PSICOLÓGICO, PERCEPÇÕES DE SUPORTE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

Autores

  • Warton Silva Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Mirlene Maria Matias Siqueira Universidade Metodista de São Paulo
  • Maria do Carmo Fernandes Martins Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v17i2.18334

Resumo

O objetivo deste estudo foi estudar a interdependência de algumas variáveis do comportamento organizacional, testando um modelo conceitual composto do capital psicológico, percepções de suporte e bem-estar no trabalho. Os participantes foram 152 trabalhadores que atuavam em organizações públicas e privadas. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um questionário de autopreenchimento composto de seis escalas que mediram as variáveis da pesquisa.  Os resultados obtidos demonstraram que os níveis das três dimensões de bem-estar no trabalho são impactados diretamente pelas percepções de suporte e estes por sua vez são influenciados pelo capital psicológico.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Warton Silva Souza, Universidade Federal do Tocantins

Administrador, Especialista em Gestão e Auditoria na Administração Pública. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutorando em Administração pelo Centro Universitário da FEI. Servidor da Universidade Federal do Tocantins.

Mirlene Maria Matias Siqueira, Universidade Metodista de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1995). Pós-doutorado como docente visitante em 2010 na Universidade de Coimbra, Mestrado em Psicologia Organizacional e do Trabalho (WOP-P) do Programa Eramus Mundus. Presidente da Comissão Organizadora do IV CBPOT. Atualmente é professora titular da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência docente e de pesquisa em: construção e validação de escalas psicológicas, bem-estar no trabalho, suportes social e organizacional, comportamento organizacional, inteligência emocional.

Maria do Carmo Fernandes Martins, Universidade Metodista de São Paulo

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), Mestre (1984) e Doutora (1999) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora Titular e Pesquisadora da Universidade Metodista de São Paulo onde atua no Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde. Foi professora na Universidade Federal de Uberlândia por 31 anos, tendo se aposentado como Professora-Associada. É orientadora de Mestrado desde 2003; atua na área de Comportamento Organizacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Medidas em Psicologia e Psicologia da Saúde, focando seus estudos em construção e validação de instrumentos de medida em psicologia, clima organizacional, satisfação no trabalho, poder organizacional, conflitos intragrupais, bases de poder, autoeficácia e resiliência no contexto de trabalho. Foi Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) no periodo 2007-2010. É editora da revista Mudancas - Psicologia da Saude e parecerista de periódicos nacionais, autora de artigos e capítulos de livros na área. Pertence à Comissão de Avaliação Trienal de Área da Psicologia no ano de 2013.

Downloads

Publicado

2015-07-29

Como Citar

Souza, W. S., Siqueira, M. M. M., & Martins, M. do C. F. (2015). ANÁLISE DA INTERDEPENDÊNCIA DO CAPITAL PSICOLÓGICO, PERCEPÇÕES DE SUPORTE E BEM-ESTAR NO TRABALHO. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 17(2). https://doi.org/10.20946/rad.v17i2.18334

Edição

Seção

Artigos