Quem quer ser um Gestor de Recursos Humanos? Reflexões Sobre a Formação e o Perfil dos Alunos de Gestão de RH

Autores

  • Clarisse Halpern Universidade Federal Fluminense
  • Elizabeth Espindola Halpern Universidade Federal do Rio de Janeiro -Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v18i3.19493

Palavras-chave:

Gestão de Recursos Humanos, Formação Profissional, Educação

Resumo

Uma pesquisa exploratória identificou o perfil e as motivações dos estudantes de um curso de MBA em Gestão de Recursos Humanos (RH) com o método descritivo e explicativo, através do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, aplicando um questionário online. Os resultados apontaram a preponderância de estudos sobre as competências dos profissionais de recursos humanos. Os questionários indicaram que os alunos eram majoritariamente do sexo feminino, com idades entre 26-31 anos e graduações em Psicologia e Pedagogia. Suas motivações centraram-se no aprimoramento profissional, em estudar em uma universidade de prestígio, visando um emprego na área. Embora o corpo docente tenha sido destacado como o ponto forte do curso, o aspecto mais criticado foi o conteúdo das aulas, consideradas muito teóricas. Em conclusão, os alunos manifestaram a necessidade de uma capacitação integral para trabalharem na área de RH.

 

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Biografia do Autor

Clarisse Halpern, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFF, Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela UFF, Graduada em Administração pela ESPM-RJ.

Elizabeth Espindola Halpern, Universidade Federal do Rio de Janeiro -Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ)

Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ.

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Publicado

2016-05-01

Como Citar

Halpern, C., & Halpern, E. E. (2016). Quem quer ser um Gestor de Recursos Humanos? Reflexões Sobre a Formação e o Perfil dos Alunos de Gestão de RH. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 18(3), 46–75. https://doi.org/10.20946/rad.v18i3.19493