ESTRATÉGIA POR DIFERENCIAÇÃO: UMA PROPOSTA DE VANTAGEM COMPETITIVA ATRAVÉS DO COMPOSTO DE MARKETING E VALOR SOCIAL

Ernani José Alves, Antonio Vico Mañas

Resumo


Este artigo tem duas finalidades, a primeira é promover uma discussão sobre as
estratégias genéricas de Porter (1986). Considerando o processo contínuo de
transformações que o mercado passa, empresas precisam reagir em tempo real se
quiserem efetivamente consolidar-se para um crescimento sustentável. A proposta de
Porter (1986) baseia-se na escolha de apenas uma estratégia competitiva, seja por
liderança em custo, diferenciação ou enfoque, contudo, este artigo traz alguns indicadores
de que é possível as organizações adotarem estratégias combinadas, e que as mesmas
nem sempre são exclusivas. Segundo, é propor a expansão de escopo da estratégia por
diferenciação através da inclusão da liderança por custo e aspectos de responsabilidade
sócio-ambiental como sendo as competências necessárias para a competitividade no
mundo coorporativo contemporâneo.

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DOI: https://doi.org/10.20946/rad.v10i1.2131

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Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

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