A Relação entre o Comprometimento Afetivo e as Dimensões da Aprendizagem Organizacional

Autores

  • Klinger Ceccon Caprioli IFES - Instituto Federal do Espírito Santo
  • Bruno Felix Von Borell de Araujo FUCAPE Business School

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v18i3.21453

Palavras-chave:

Comprometimento, Aprendizagem Organizacional, Comprometimento Afetivo

Resumo

Esta pesquisa estudou a relação entre o Comprometimento Organizacional Afetivo (CA) e a Aprendizagem Organizacional (AO). O CA foi mensurado pela Escala de Comprometimento Organizacional Afetivo. A AO foi mensurada através da escala desenvolvida por Chan (2003). Realizou-se análise das propriedades psicométricas dos instrumentos aplicados. O teste de hipóteses utilizou a Modelagem de Equações Estruturais. Identificou-se que o Comprometimento Organizacional não explicou de forma consistente a AO, porém verificou-se que o comprometimento de base afetiva apresentou relação significante com a missão organizacional, sugerindo que indivíduos afetivamente comprometidos tendem a se envolver mais com a organização.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Klinger Ceccon Caprioli, IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Administração de Empresas

Bruno Felix Von Borell de Araujo, FUCAPE Business School

Doutor em Administração de Empresas

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

Caprioli, K. C., & Araujo, B. F. V. B. de. (2016). A Relação entre o Comprometimento Afetivo e as Dimensões da Aprendizagem Organizacional. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 18(3), 76–103. https://doi.org/10.20946/rad.v18i3.21453