FORMAÇÃO HUMANA E/OU FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA DO TRABALHO

Autores

  • Rafael Bianchi Silva Faculdade Uninorte / Faculdade Pitágoras

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v12i2.2919

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir a relação entre as formações profissional e humana a partir das relações de trabalho. Atualmente encontramos no modelo de gestão por competências elementos que favorecem uma compreensão mais ampla do ser humano em seu desenvolvimento. Porém, o papel do gestor é fundamental para a compreensão dos elementos que fazem parte desse processo, entendendo a organização como um campo de atualização não apenas profissional, mas também pessoal. Observa-se, paralelamente, o perigo de, através da idéia de competências, criar uma diferente maneira de controlar não apenas as práticas relacionadas ao trabalho mas a vida do trabalhador.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Faculdade Uninorte / Faculdade Pitágoras

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Mestre em Educacao pela Uel (2008) e especializacao em Psicanalise pela UCDB (2004) e Adm.Orient.e Supervisao Educacional pela Unopar (2006). Atualmente doutorando em educação; professor do curso de Pedagogia na Faculdade Uninorte e professor e orientador de estágio no curso de Psicologia e de disciplinas vinculadas a Psicologia na Faculdade Pitágoras. Participante do CIPESS - Circulo de Pesquisa em Educacao Sexual e Sexualidade. Tem experiencia na area de Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Geral; Fundamentos Epistemologicos da Psicologia; Fundamentos de Psicanalise; Psicologia da Educacao; Psicologia da Aprendizagem; Fundamentos da Educacao e Desenvolvimento Humano; Educacao Sexual; Formacao de Professores.

Downloads

Publicado

2010-09-27

Como Citar

Silva, R. B. (2010). FORMAÇÃO HUMANA E/OU FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA DO TRABALHO. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 12(2). https://doi.org/10.20946/rad.v12i2.2919

Edição

Seção

Artigos