ESPAÇO GLOBAL: TERRITÓRIO, CULTURA E IDENTIDADE

Autores

  • Marcelo Milano Falcão Vieira Fundação Getulio Vargas
  • Eurípedes Falcão Vieira Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
  • Glauco da Costa Knopp Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV)

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v12i2.3438

Resumo

Este ensaio visa uma abordagem analítica das articulações entre território, cultura e identidade no espaço global. O território cultural, formado pela apropriação do espaço físico de um lado e, de outro, a construção do espaço econômico e social no processo de desenvolvimento de costumes, comportamentos, arte e cultura, abriu-se, na presente modernidade, à inserção e interação entre as culturas local e global. Isso significa que há uma cultura local interagindo com a cultura global. Ao analisar questões ligadas a território, cultura e identidade coloca-se a perspectiva de futuro, com novos avanços no processo de formação de uma sociedade global enriquecida com a multiplicidade de identidades culturais. Palavras-chaves: território; cultura; espaço global; identidade

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Milano Falcão Vieira, Fundação Getulio Vargas

Ph.D. em Administração pela University of Edinburgh, Escócia. Professor de Estudos Organizacionais na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV). Pesquisador do CNPq e coordenador da unidade do Rio de Janeiro do grupo de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional.

Eurípedes Falcão Vieira, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul

Doutor em Geografia pela Universidad Del Salvador, Buenos Aires e Bacharel em Ciências Políticas e Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (RS); Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Brasil. Interesses atuais de pesquisa: geoestratégia dos espaços econômicos globais; poder e gestão de territórios; desenvolvimento sócio-territorial.

Glauco da Costa Knopp, Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV)

Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV).

Downloads

Publicado

2010-09-23

Como Citar

Vieira, M. M. F., Vieira, E. F., & Knopp, G. da C. (2010). ESPAÇO GLOBAL: TERRITÓRIO, CULTURA E IDENTIDADE. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 12(2). https://doi.org/10.20946/rad.v12i2.3438

Edição

Seção

Artigos