RELAÇÕES ENTRE AS ATUAIS VIVÊNCIAS NO MERCADO FORMAL DE TRABALHO E AS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES EM EMPRESAS JUNIORES, À LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.47639

Palavras-chave:

Movimento Empresa Júnior, Mercado Formal, Psicodinâmica do Trabalho

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a relação entre as atuais vivências no mercado formal de trabalho e as experiências anteriores em Empresas Júniores, à luz da Psicodinâmica do Trabalho. A revisão de literatura contempla a análise do Movimento Empresa Júnior e da lente teórica Psicodinâmica do Trabalho. A metodologia foi de natureza qualitativa, com quatro entrevistas narrativas com pós-juniores graduados em administração pela Universidade Estadual do Ceará, atuantes no mercado formal. A técnica da análise dos núcleos de sentido permitiu a compreensão das narrativas e a conclusão de que há uma intensa relação entre as vivências dos sujeitos em ambos os âmbitos. Destaca-se a constatação de uma lacuna existente entre a missão do movimento e a real trajetória dos pós-juniores.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Raquel Silva Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Administração (UECE). Especialista em Administração Financeira em formação (UECE, 2020). Graduada em Administração (UECE, 2018). Pós-Júnior. Pesquisadora na área de Psicodinâmica do Trabalho.

Ana Cristina Batista dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2013). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Docente e pesquisadora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Experiência em pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: psicodinâmica do trabalho, mudanças nas organizações e na administração sob o capitalismo flexível, pesquisa qualitativa.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Rocha, A. R. S., & Batista dos Santos, A. C. (2021). RELAÇÕES ENTRE AS ATUAIS VIVÊNCIAS NO MERCADO FORMAL DE TRABALHO E AS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES EM EMPRESAS JUNIORES, À LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 23(1), 26–38. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.47639

Edição

Seção

Artigos