O impacto da institucionalização da governança de Tecnologia da Informação no desempenho da governança de TI e o papel do Job Crafting

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.48008

Resumo

A presente pesquisa quantitativa analisou a relação entre Job Crafting, institucionalização da Governança de TI e o desempenho da Governança de TI. A variável Job Crafting é uma forma específica de comportamento proativo que demonstra o quanto os funcionários estão engajados para melhorar seu desempenho no trabalho. A variável Institucionalização de governança de TI refere-se a institucionalização regulatória, normativa e cultural-cognitiva da governança de TI. A pesquisa foi realizada em uma instituição financeira cooperativa com atuação no Brasil que foi respondida por 134 colaboradores da área de TI. Para analisar os resultados foi utilizada a técnica dos Mínimos Quadrados Parciais. Como resultado este estudo permitiu identificar como Job Crafting e institucionalização da governça de TI impactam o desempenho da governança de TI.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edimara Mezzomo Luciano, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professora Titular da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Realizou Pós-Doutorado na London School of Economics and Social Sciences (Department of Management - Information Systems and Innovation Research Group) em 2016. Concluiu o doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004 e o mestrado pela mesma Instituição em 2000. Atua na área de Administração e seus interesses de pesquisa envolvem Governança de TIC, Governança Colaborativa Digital, Governo Digital e uso de tecnologias digitais para a redução dos níveis de corrupção. Lidera o Grupo de Pesquisas/CNPq Governança & Sociedade Digital (d-GOVS). Minitrack Chair do IT Governance and Enterprise Architectures Minitrack no AMCIS desde 2013. Líder do Tema Teorias em Administração da Informação da ANPAD. Membro da Coordenação do Grupo de Usuários da SUCESU sobre Governança, Riscos e Compliance. Membro do Grupo Técnico de Discussão do Modelo de Governança de TIC do Estado do Rio Grande do Sul.

Leonardo Mendes Fantinel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e especialização em Gestão por Processos de Negócio pela Unidade de Santa Cruz do Sul (2010) E Mestrado em Administração pela PUCRS. Atualmente é Arquiteto de Soluções na Confederação Sicredi. Tem larga experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura Corporativa e Engenharia de Software, tendo atuado em projetos nacionais e internacionais na liderança de equipes nos temas de arquitetura de negócios e soluções, integração de aplicações e desenvolvimento de software assim como, no apoio a governança de TI. Membro como Certified Architect do Association of Enterprise Architects, uma comunidade para desenvolvimento da Arquitetura Corporativa.

Rafael Mendes Lübeck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Administração pelo doutorado em Administração realizado em associação entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduado em marketing. Atuou nas áreas de marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 20 anos, período no qual ocupou cargos de Consultor de Marketing, Analista de Marketing, Vendedor Corporativo, Analista de Vendas e Gerente de Loja. PCD CID G 82.2.(cadeirante)

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Mezzomo Luciano, E., Mendes Fantinel, L., & Mendes Lübeck, R. (2021). O impacto da institucionalização da governança de Tecnologia da Informação no desempenho da governança de TI e o papel do Job Crafting. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 23(1), 86–105. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.48008

Edição

Seção

Artigos