Ética na ciência: conduta e boas práticas do pesquisador para a integridade científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.52960

Palavras-chave:

Ética em pesquisa, fraude, erro, retratação

Resumo

Partindo da premissa da importância da ética na pesquisa como fator preponderante para assegurar a integridade científica, o texto faz uma reflexão sobre os cuidados que o pesquisador-autor precisa ter para não incidir na má conduta, fator que tanto tem abalado a comunidade acadêmica. Discute as questões relacionadas à fraude acadêmica, no que se refere ao plágio e direitos autorais, reciclagem de texto (ou autoplágio) e os efeitos da publicação redundante, bem como os cuidados que se deve ter com a autocitação, a autoria indevida e a manipulação (falsificação e/ou fabricação) de dados. Reflete ainda sobre os cuidados que o pesquisador deve ter com os erros, sejam eles os erros honestos ou ingênuos. Analisa os procedimentos para a necessária correção dos erros ou das fraudes, por meio das erratas ou retratações.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco A Serralvo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

É Professor Titular da PUC-SP. Bacharel em Administração de Empresas, possui mestrado em Administração e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-doutorado em Marketing pela Universidad de Santiago de Compostela (Espanha). Foi Diretor da FEA-PUC/SP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Coordena o Grupo de Estudos da Marca - GEMa na PUC/SP.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Serralvo, F. A. (2021). Ética na ciência: conduta e boas práticas do pesquisador para a integridade científica. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 23(1), 1–9. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.52960

Edição

Seção

Editorial