Digital Influencers and Congruent Content Generates Opportunities for Gifts: A Study on parent's Purchase Decisions

Autores

  • Omero Galdino da Silva Júnior Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Marconi Freitas da Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Caruaru http://orcid.org/0000-0001-9888-8359
  • Regina Gabriela Gomes Fialho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Adrielly Souza Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i1.57519

Palavras-chave:

marketing digital, digital influencer, decisão de compra, produtos infantis

Resumo

O presente artigo objetiva compreender melhor a relação entre a influência digital de usuários e a avaliação dos pares como variáveis favoráveis ao consumo de produtos. Dessa forma, foi estruturada uma pesquisa experimental com foco em analisar de que forma se dá a relação entre esses construtos. A partir de uma amostra não-probabilística por conveniência, usando a técnica snowball, participaram 89 pais de todos o Brasil nessa pesquisa. O estudo contribui com a literatura ao entender que os digital influencers podem até possuir um apelo positivo para a intenção de compra, mas ainda não se obteve correlação efetiva para a compra efetiva. Contudo, a validação desses usuários tem sido e será cada vez mais crucial para a tomada de decisão dos compradores.

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Biografia do Autor

Omero Galdino da Silva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Faculdade Estácio do Recife (2018) e graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Tem experiência em Administração, Marketing e Comunicação, bem como em docência e prestação de consultorias nas áreas supracitadas. Possui interesse em pesquisar as influências de variáveis no comportamento do consumo e nas práticas dos públicos estigmatizados por meio da Pesquisa Transformativa do Consumidor (TCR).

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Caruaru

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Doutorando em Administração pela FEA/USP. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTur/UFPE. Foi bolsista Fulbright para o estágio doutoral nos EUA (Julho-2014/Maio-2015), durante esse período foi Visiting Scholar na Questrom School of Business, Boston University e Audit Student na Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology - MIT. Líder do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor cadastrado no Diretório do CNPq. É Editor da CBR ? Consumer Behavior Review. Tem experiência de coordenação de curso de graduação e pós-graduação (lato sensu). É revisor e possui artigos publicados (e aceitos para publicação) em periódicos (e congressos) internacionais e nacionais, tais como: RAC (A2), RAUSP (A2), Computers in Human Behavior (A2), RBGN (A2), REGE-USP (B1), REMARK (B1), READ (B1), entre outros. Possui projetos de pesquisa com fomento do CNPq, CAPES e FACEPE. Áreas de interesse: comportamento do consumidor, autocontrole, emoções, atmosfera de varejo, consumo sustentável, pesquisa transformativa do consumidor, designs experimentais e análise multivariada de dados.

Regina Gabriela Gomes Fialho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Gestão de Destinos Turísticos (Tourism Destination Management) pela Breda University of Applied Sciences (BUAS), Holanda. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT). Tem experiência nas áreas de marketing, gestão da qualidade, satisfação de clientes e desenvolvimento de projetos. Participa do grupo de pesquisa e-Tourism, Consumo e Sociedade (eCOS) UFPE. Principais áreas de interesse: comportamento e satisfação do consumidor no setor turístico e hoteleiro, imagem de destinos, políticas públicas e sustentabilidade. Atualmente, tem atuado em projetos na área do turismo e do marketing e pesquisado sobre consumo socialmente responsável. 

Adrielly Souza Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora de Marketing Digital e Comércio Eletrônico na Faculdade Santa Helena. Mestre em Hotelaria e Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi estagiária de docência na disciplina do Comportamento do Consumidor, vinculada ao curso de Hotelaria da UFPE. Já atuou com monitoria nas disciplinas de Fundamento do Marketing, Marketing Hoteleiro e Projetos Turísticos. Atualmente, é pesquisadora nos grupo de pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC) da UFPE. Cofundadora da Seu TCC, mentoria de trabalhos acadêmicos. Sócia e pesquisadora na TrioUX, consultoria de Experiência do Usuário. Graduada no curso de Bacharelado em Turismo da UFPE. Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de Comportamento de Consumo (com ênfase no Turismo e Hotelaria), Marketing Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Galdino da Silva Júnior, O., Costa, M. F. da, Gomes Fialho, R. G., & Souza Silva, A. (2023). Digital Influencers and Congruent Content Generates Opportunities for Gifts: A Study on parent’s Purchase Decisions. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 25(1), 85–103. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i1.57519

Edição

Seção

Artigos