AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM NA SIGNIFICAÇÃO DAS MARCAS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Sérgio Carvalho Benício de Mello

Resumo


Apesar da crescente importância das marcas, pouco sabemos sobre como os consumidores atribuem significados às mesmas. Com isto em mente, desenvolvemos o presente estudo com o objetivo de identificar como os consumidores significam as marcas quando interagem entre si. O mesmo segue a linha interpretativista, assumindo a linguagem como base da construção da realidade. Neste domínio, assumimos uma perspectiva interacionista e uma visão antropológica do consumo. Tais pressupostos nos levam ao entendimento das marcas como signos da linguagem. A pesquisa se caracteriza como uma etnografia da comunicação, realizada por meio por meio da observação participante da interação cotidiana de pessoas de diferentes grupos sociais. Nossos resultados indicam as funções da linguagem na significação das marcas pelos consumidores. Sendo assim, o presente trabalho apresenta tais achados e as reflexões que deles podemos extrair.

Palavras-chave


marcas, consumo, etnografia da comunicação

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DOI: https://doi.org/10.20946/rad.v13i2.7803

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Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

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