Aprendizagem e conhecimento nas organizações – as contribuições das ciências da cognição

Autores

  • Maria Cristina Sanches Amorim
  • Leonardo Trevisan

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v4i1.880

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre conceitos relativos a aprendizagem e conhecimento nas organizações. Na perspectiva das ciências da cognição, um conceito abre ou fecha possibilidades da ação, indica cursos de ação (Maturana: 1997), daí a importância, no universo das organizações, em ordenar e classificar conceitos na área indicada. Pela mesma razão, a utilização deste ou daquele conceito não é indiferente se o objetivo é intervir na realidade. Dito de outra forma, é de grande importância prática definir o conteúdo de expressões sobre aprendizagem, conhecer, conhecimento, entre outros. Palavras-Chave: aprendizagem, gestão do conhecimento, ciências da cognição. Abstract The following article is a reflection on concepts related to Learning and Knowledge whithin organizations. As far as ciencies of cognition are concerned, one concept may open or close possibilities of action, points to courses of action (Maturana, 1997), hence the importance, in the world of organization, to put in order and to classify concepts in their appropriate area. For the same reason, the usage of one or another concept is not indiferent, if the goal is to intervene in reality. In other words, it is of great importance to define the meaning of expression such as Learning, Knowing, Knowledge, among others. Key-Words: Learning, Knowledge management, ciencies of cognition.

Metrics

PDF views
400
Jul 2008Jan 2009Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202649
|

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

Amorim, M. C. S., & Trevisan, L. (2008). Aprendizagem e conhecimento nas organizações – as contribuições das ciências da cognição. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 4(1). https://doi.org/10.20946/rad.v4i1.880

Edição

Seção

Artigos